Sika investe em soluções para garantir construções com produtos sustentáveis

A escassez dos recursos naturais exige cada vez mais consciência ambiental e consumo consciente. O Ministério do Meio Ambiente estima que mais de 50% dos resíduos sólidos gerados atualmente venham da construção civil, por isso o setor tem papel fundamental no desenvolvimento de soluções que causem menos impacto ambiental. Concreto sustentável, coberturas verdes com mantas de PVC, produtos com baixos índices de VOC, com alto índice de refletância e tecnologias que não agridem a camada de ozônio se tornaram uma nova demanda da categoria.

Para Rodrigo Silva, gerente de Marketing da Sika, empresa especializada em produtos químicos, o desenvolvimento de estratégias mais sustentáveis é o único caminho para lidar com as alterações climáticas e colaborar com um planeta mais saudável. ” A cada ano damos passos maiores para garantir uma construção com mais produtos sustentáveis. Acreditamos que a sustentabilidade faz parte do negócio, pois além de garantir mais qualidade para as gerações futuras, também promove inovação e prosperidade de forma imediata”, esclarece o executivo.

A empresa tem em seu portfólio uma gama de produtos para diferentes fases da obra que possuem o selo Eco-Friendy, desenvolvido estrategicamente para reduzir os impactos ambientais.

Confira:

Sika® Separol® BIO

É uma composição oleosa, para aplicação em formas metálicas para concreto e alvenaria estrutural, formas com baixa absorção (ex.: fibra e outros materiais sintéticos) e formas de alumínio. Facilita a desmoldagem pois o produto impede a aderência do concreto sobre as fôrmas, propiciando redução de custos com limpeza. Além disso, superfícies de concreto aparente sem manchas e com melhor aspecto são obtidas. Economiza tempo no preparo das fôrmas usadas garantindo alto rendimento, aumentando a vida útil da fôrma e sem atacar as vedações em borracha.

Sika® Viscocrete®

É um aditivo superplastificante de alto desempenho para concreto. A principal característica é a capacidade para reduzir substancialmente o teor de água da mistura. A obtenção de relação água/cimento mais baixa, resulta num aumento significativo da durabilidade, induzido por uma permeabilidade significativamente baixa do concreto. Além do aumento da durabilidade do concreto os construtores precisam se atentar a emissão de carbono da produção. A limitação da emissão do gás CO2 com a linha Sika Viscocrete pode ser feita através das seguintes medidas: redução de água com alta liquefação inicial /trabalhabilidade de até 40% – redução no consumo de cimento, retenção de trabalhabilidade sem retardo de pega e consequentemente do ganho de resistência inicial, desenvolvimento de resistência inicial com tempo de trabalhabilidade compatível, redução da energia de adensamento – extinção ou menor uso de equipamentos de vibração, alta velocidade de adsorção e melhoria na produção.

SikaFill® Reflex Pro

É uma membrana líquida impermeabilizante de aplicação a frio, monocomponente, de composição híbrida (Acrílico e Poliuretano), livre de solventes, altamente elástica e resistente aos raios UV. Solução utilizada para impermeabilização de coberturas novas ou como restauração de coberturas existentes. O produto atende os requerimentos relativos ao comportamento ante fogo externo segundo a ENV 1187 BRoof (T1), normas NBR 15487, NBR 133214 e ETAG-005 Parte 8. O revestimento refletivo melhora o isolamento térmico e reduz os custos de resfriamento da edificação. O produto é resistente aos raios UV e intempéries é altamente elástico, atua como ponte de fissuras, livre de solventes e apresenta excelente aderência sobre substratos porosos e não porosos.

Sikalastic 612

É uma membrana líquida impermeabilizante de aplicação a frio, monocomponente, base poliuretano, formulada com tecnologia Sika MTC, altamente elástica, com excelente aderência em diferentes tipos de substratos como: asfalto, telha de fibrocimento e sobre superfície metálica, além da resistência aos raios UV. Solução utilizada para impermeabilização de coberturas novas ou como restauração de coberturas existentes. O produto atende o requerimento relativos ao comportamento ante fogo externo segundo a ENV 1187 BRoof (T1), Reach Regulation (EC) n 1907/2006 e Aprovação técnica Europeia – 005 W2. Uma grande vantagem da membrana de poliuretano Sika é a capacidade de resistência a chuva em caso de estar em uma aplicação e inesperadamente inicia-se uma chuva onde o produto tem a capacidade de resistir por até 15 minutos sem danificar o serviço. O produto mantém sua flexibilidade mesmo sob baixas temperaturas e possui uma cura rápida com alta expectativa de vida útil dependendo da espessura aplicada. Na linha de membranas líquidas Sika para coberturas, o Sikalastic 612 é o nosso produto mais nobre, classe gold.

Sarnafill® e Sikaplan

São membranas de PVC (Policloreto de Vinila) para coberturas de prédios, casas e grandes coberturas de indústrias ou centros logísticos à prova d’água que apresenta alta refletividade e propicia uma significante economia de energia ao utilizar o sistema completo PVC + isolamento térmico, atua em conjuntos com os painéis isolantes, diminuindo a absorção de calor no edifício, reduzindo assim os gastos com energia elétrica com aparelhos de ar condicionado. As Mantas Termoplásticas Sarnafill® e Sikaplan tem uma vida útil longa devidamente comprovada, baixa manutenção e extremamente fácil de ser reparada caso necessário. A alta durabilidade dessa tecnologia diminui a possibilidade de trocas e manutenções constantes, reduzindo os deslocamentos de equipes e materiais, descartes desnecessários de material na natureza. Também é um sistema ideal para renovações e recuperações de coberturas, por serem leves, duráveis, de fácil instalação e por não interromperem o funcionamento ou a produção do edifício, utilizando muitas vezes, como base o próprio material existente na cobertura. O produto é certificado pelo LEED com um alto índice de refletância solar inicial (SRI), atendendo as normas EN 13956, EN 13501-01, ENV 1187 (Reação ao fogo externo), ISO 9001/14001 e muitas outras. O PVC é um produto totalmente reciclável, e com a substituição após a vida útil, volta ao ciclo do PVC para outras finalidades.

Sika® Manta Asfáltica

Alumínio A manta asfáltica é um dos materiais mais utilizados no Brasil para impermeabilizar superfícies. As mantas refletivas (Cool Roof) apresentam o melhor equilíbrio entre desempenho econômico e ambiental para cobertura de projetos residenciais. Além disso são mais racionais, pois eliminam demãos e a necessidade de espera para secagem e cura final. O produto é uma membrana impermeabilizante elastomérica de alto desempenho, versatilidade e que utiliza produtos reciclados. Reflete 93% dos raios solares e reduz o ruído por impacto de chuvas