Sherwin-Williams apoia Projeto Dodói

A Tintas Sherwin-Williams apoiou o Projeto Dodói, um facilitador para o reestabelecimento e desenvolvimento de crianças em tratamento contra o câncer. O projeto atendeu cerca de 3 mil crianças em 40 hospitais distribuídos pelo Brasil. Por meio de atividades lúdicas, a ideia é que as crianças possam brincar e aprender, como uma espécie de autoterapia, o projeto se torna uma poderosa ferramenta de recuperação.

Projeto Dodói1O projeto foi desenvolvido pela Abrale (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia) em parceria ao Instituto Maurício de Sousa com o objetivo também de humanizar o atendimento hospitalar desde o diagnóstico até o tratamento final. Para isso, é fornecido um kit exclusivo e adaptado, criado por especialistas em Oncologia, para as crianças, cuidadores e profissionais da saúde, contendo o boneco (Mônica ou Cebolinha), gibi sobre câncer, revista de atividades, jogo da memória e de trilha, cartões de sensações e sentimentos, escala de dor e cartazes.

De acordo com a enfermeira, Sandra Dias, o Projeto Dodói é muito importante porque através do boneco e de todo o material que compõe o kit, a criança consegue entender o que está acontecendo com ela. “O procedimento de injeção, por exemplo, é realizado primeiro no brinquedo, mostramos imagens do manual, e, naturalmente, ela aceita de uma forma muito mais receptiva o que será realizado no corpo dela”.

Projeto Dodói2Segundo o cartunista e empresário, Maurício de Sousa, “a internação no hospital é muito incômoda, principalmente para as crianças, e isso pode prejudicar o tratamento e recuperação de cada uma, por isso, o Projeto Dodói é tão importante”.

Já para a presidente da Abrale e Abrasta, Merula Steagall, “o fato de a criança poder se tornar cuidadora do boneco e ter acesso a todo o material de apoio, favorece no entendimento da doença e na comunicação com todos ao redor”. Agradecendo todo o tipo de apoio que o Projeto recebe, Merula destacou que “Poder ajudar é muito melhor do que precisar de ajuda”.

Por fim, o diretor de marketing da Tintas Sherwin-Williams, Daniel Blumen, ressaltou a importância da contribuição neste projeto, “podendo servir de incentivo para que outras empresas também se mobilizem. Com o nosso apoio, esperamos que elas consigam se recuperar o quanto antes desta doença tão difícil”.