PPG faz balanço de parceria voltada à educação e preparo para o mercado de trabalho

A PPG e a Junior Achievement, uma das maiores organizações do mundo voltadas para educação, preparação para o mercado de trabalho e empreendedorismo de jovens, completam seis anos consecutivos de parceria na realização de projetos educacionais para alunos do ensino Fundamental e Médio da rede pública de Sumaré/SP.

Em 2019, os programas desenvolvidos tiveram como foco a importância das profissões em setores de alto crescimento, dando ênfase às áreas STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática – em inglês) e às habilidades interpessoais necessárias para o novo mercado de trabalho. Além disso, outro tema trabalhado com os jovens foi a educação financeira.

Nossa Nação STEM: realizado em maio, os alunos da Escola Vito Carmine Cerbasi tiveram acesso ao “Nossa Nação STEM”, projeto que tem o objetivo de preparar os alunos para o mercado global, apresentando as mudanças tecnológicas percorridas ao longo dos anos e os conceitos relacionados ao empreendedorismo, sempre reforçando a relação destes princípios com as áreas STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática – em inglês), também conhecidas como profissões do futuro.

Meu Dinheiro Meu Negócio: projeto realizado com o objetivo de orientar os jovens do Ensino Médio da Escola Luiz Campo Dall’Orto Sobrinho sobre importantes questões para uma vida financeira mais saudável e contribuir com o desenvolvimento de habilidades necessárias para tomada de decisões mais conscientes em relação ao dinheiro.

O Futuro do Trabalho

Entendendo a 4ª Revolução Industrial: aplicado em 8 colégios da rede pública de Sumaré/SP por professores treinados pela própria Junior Achievement, este projeto apresentou aos alunos as profundas transformações que estamos vivendo em nossa maneira de viver, se relacionar e de trabalhar, trazendo a importância de compreender o cenário atual e de nos prepararmos para o futuro do trabalho. Ofereceu aos alunos uma visão geral das habilidades necessárias para este novo mercado de trabalho.

Innovation Camp: realizado em dezembro, na sede da PPG, em Sumaré, contou com a participação de colaboradores voluntários da empresa, que dedicaram seu dia para contribuir com o aprendizado de cerca de 25 alunos das 8 escolas públicas que participaram do programa ‘O Futuro do Trabalho’. Foram apresentados conceitos relacionados à inovação, empreendedorismo e tecnologia, além das metodologias de Design Thinking e Canvas. Para completar, os estudantes foram divididos em grupos e, usando os conhecimentos e ferramentas aprendidos, desenvolveram uma solução inovadora para um desafio proposto pela empresa. Na atividade, as ideias apresentadas pelas equipes foram avaliadas por um júri formado por executivos da PPG.

“A parceria com a Junior Achievement reforça nosso compromisso de contribuir com o  desenvolvimento das comunidades onde estamos presentes, ao mesmo tempo em que nos permite envolver os funcionários na missão da PPG de levar brilho e cor para a vida das pessoas, promovendo senso de pertencimento, realização profissional e pessoal” diz Raquel Klemz, supervisora de Comunicação Corporativa e Responsabilidade Social da PPG Brasil.

Desde 2013, mais de 15 mil crianças e adolescentes já participaram das atividades promovidas pela ONG em parceria com a empresa.