Elo do Futuro Suvinil forma nova turma com versão 2.0

A nova turma do Elo do Futuro da Suvinil se formou na noite desta quarta-feira (16), em São Paulo. O programa de capacitação de sucessores de empresas familiares desenvolvido e ofertado pela fabricante visa desenvolver e preparar as novas gerações de clientes da marca para assumir os negócios de família.

O programa foi reformulado nos últimos três anos, com algumas melhorias em seu escopo, para atender às atuais necessidades dos negócios familiares e agregar, consequentemente, mais valor. Diante disso, ao completar 10 anos, o programa lançou a versão “Elo do Futuro 2.0”.

“É com muito orgulho que chegamos ao final desta edição, pois é um momento especial que vivemos na Suvinil. Um momento que buscamos mudar e entender mais as necessidades regionais de cada um de nossos clientes. Nós nos colocamos numa posição de primeiro ouvir os clientes, para depois tomar uma decisão nossa. Este programa representa esta nova mentalidade, de trabalhar para o sucesso dos nossos clientes, para que a roda gire com mais velocidade e nós cresçamos juntos”, afirmou Renato Rocha, diretor comercial da Suvinil.

O Elo do Futuro acontece anualmente. É dividido em 04 módulos ministrado por professores, palestrantes e consultores de mercado da Ricca & Associados, parceria da Suvinil nas quatro últimas edições do projeto, e profissionais da marca. O conteúdo é bastante amplo, passando por temas como gestão de negócios familiares, planejamento estratégico, marketing de varejo, aspectos jurídicos, gestão de pessoas, gestão financeira, sustentabilidade e inovação, entre outros. Além disso, são compartilhados cases e práticas de negócio de diversos segmentos. As aulas também englobam visitas à fábrica e escritório da Suvinil e possibilitam aos alunos exercerem projetos reais em suas empresas durante o período do curso.

“Esperamos ter contribuído com o futuro dos nossos parceiros, pois somos todos apaixonados pelo nosso negócio. Por isso, estamos juntos e vamos enfrentar e vencer juntos todos os desafios que aparecerem”, completou Marcos Allemann, vice-presidente de tintas imobiliárias da BASF para a América do Sul.

Nesta quarta-feira, após o último módulo, foi realizado um evento de encerramento em que foram abordados temas como valores, cultura e a importância da sinergia entre as gerações, que une o conceito de experiência do fundador com a capacidade de inovação das novas gerações. Participam os pais e os sucessores, com uma cerimônia que representa a passagem do bastão do negócio.

Sobre Empresas familiares – Fontes IBGE e Folha de S. Paulo

Alguns dados contextualizam a criação do Elo do Futuro, uma iniciativa da Suvinil oferecida para seus parceiros com o objetivo de otimizar a gestão de negócios de família:

 Apenas 30% das empresas familiares brasileiras sobrevivem após a transição entre a 1ª e a 2ª geração, e apenas 5% alcançam a 3ª (IBGE -Mai/2014).

 Apenas 34% das empresas familiares têm plano definido para sucessão (estruturado e documentado) – (Folha de SP -Dez/14).

 9,1% possuem acordo de sócios/acionistas.

 47,1% das empresas possuem sucessor qualificado para assumir.