Sika completa 85 anos de atuação no Brasil

Sika completa 85 anos de história no mercado brasileiro, em 2019. A empresa especializada em produtos químicos para construção civil e indústria completa foi fundada em 1910 por Kaspar Winkler, na Suiça. O primeiro produto desenvolvido pela fabricante foi o Sika®-1, um aditivo impermeabilizante e acelerador para argamassas utilizado para impermeabilizar o túnel St. Gotthard, na Suiça. Na década de 30, Winkler expandiu sua criação pioneira por todo o mundo, com filiais na Europa, América do Norte, América do Sul e na Ásia (Japão), originando novos mercado de químicos para a construção.

Em 1934 Anton Von Salis chega ao Rio de Janeiro com a missão de instalar a primeira unidade Sika nas Américas, a sétima em todo o mundo, e iniciou as operações no bairro da Tijuca, Rio de Janeiro, com objetivo de fabricar os produtos da companhia para construção.

Nos anos 60 a filial carioca possuía área de 14 mil m², no Bairro de Bonsucesso, e uma planta em São Cristóvão, além de um Centro Administrativo e Logístico localizados no Estado. Continuando o processo de expansão, a empresa adquiriu prédios industriais em Osasco, São Paulo, e Simões Filho, na Bahia. Buscando uma maior competitividade a Sika transferiu, em 1995, sua matriz do Rio de Janeiro para Osasco. Entre 2010 e 2014, a marca cresceu ainda mais e abriu uma Mini Planta em Porto Velho, Vitória, um Centro Logístico em São Paulo e duas filiais, uma no Centro Oeste e outra na região Sul do país.

Atualmente a Sika conta com fábricas em Osasco (SP), Lençois Paulista (SP), Cachoerinha (RS), Aparecida de Goiânia (GO) e Recife (PE). Com a nova aquisição do Grupo Parex, as plantas somam 18 no Brasil.

Nos 85 anos de atuação a Sika fez parte do mercado econômico brasileiro e marcou presença em grandes obras de infraestrutura nacional. “Participar de construções tão importantes, como o Túnel 9 de Julho, a pista do Aeroporto de Congonhas, a Usina Binacional de Itaipu, a restauração do Cristo Redentor, a Rodovia dos Imigrantes e alguns estádios da Copa do Mundo FIFA 2014, ressalta nosso empenho em desenvolver soluções tecnológicas de qualidade para diferentes setores ”, completa Rodrigo Silva, gerente de marketing da Sika.