Suvinil elege Mantra como cor do ano de 2020

A Suvinil introduz uma nova proposta para seu estudo anual de tendências de cores. Sob a nova chancela Suvinil Revela, o estudo de 2020 traz muita inspiração, mergulhando em temas instigantes alinhados às demandas da nova década que se aproxima. A marca “Revela” expressa com simplicidade a expectativa em torno do momento de revelação das apostas de cores da Suvinil para o próximo ano. O Suvinil Revela 2020 é assinado por Ana Kreutzer, consultora de cores da marca.

Quando vivemos tempos de transformações exponenciais, escolher uma cor para representar o ano que está por vir é no mínimo desafiador. Se daqui a pouco as profissões não serão as mesmas, as tecnologias ocuparão tarefas importantes do nosso dia a dia e nossas relações com o consumo, o planeta e o lar mudarão completamente no que basear a escolha de um único tom?  Por isso, no que tange a cor do ano, a Suvinil não observou apenas o uso repetido de um ou dois tons. A marca optou por compreender as motivações subjetivas dessas escolhas e encontrar aquela cor que traz esse desejo de evolução que parece pairar sobre o início da nova década.

A cor do ano da Suvinil é como a vibração do som ou o movimento das ondas, se propaga e passa por diferentes intensidades até tocar o vazio do silêncio. Por isso, foi batizada de MANTRA e se dilui em outros dois subtons: HORIZONTE e CONTEMPLAÇÃO. São três nuances inéditas de um verde azulado meditativo e regenerador.

Além da cor do ano, o estudo Suvinil Revela 2020 traz 35 tonalidades para compor a cartela de combinações para o próximo ano. Dividido em três temas: RepensoAdapto Equilibro, a ideia é refletir sobre “o que é casa para você hoje?”. Antes, o valor das coisas estava na praticidade ou na estética impecável, hoje, ele foi repensado e vem da ética e da história que cada peça carrega. Antes, o objetivo do morar era criar raízes firmes e estáveis, hoje queremos casas adaptáveis, nômades, que cabem em uma mochila e nos acompanham onde quer que a gente vá.  Para acompanhar este movimento, a Suvinil propõe que as pessoas encontrem as cores que vão fazer parte de seus dias e deixar seus espaços cada vez mais personalizados, mais próximos da história de cada um.

“Estamos entrando em 2020 repensando nossos valores, buscando novas formas de nos relacionar com o mundo e de equilibrar nosso bem-estar à tecnologia que nos cerca. Estamos em constante estado de mudança e, ao ressignificar nossas vidas, procuramos nos expressar por meio dos simbolismos que contemplam o nosso estilo e os nossos desejos. O estudo Suvinil Revela 2020 faz um mergulho profundo nesse movimento, trazendo a inspiração dos tons para a década que está por vir”, afirma Juliana Hosken, diretora de Marketing da Suvinil.

Descubra-se nos temas e se inspire nas paletas de cores do Suvinil Revela 2020:

REPENSO

Neutralidade Ativa

Paleta de Cores: Mantra (Cor do Ano 2020), Fórmica, Cinza Urbano, Calda de Maple, Canela, Marrom Bombom, Chapéu de Sol, Pudim de Leite, Creme de Canela, Chão Batido, Hena, Rouge, Geleia de Amora, Frapê de Uva, Mantra e Amazonita.

 

Uma imagem contendo parede, interior, chão, sala

Descrição gerada automaticamente

Créditos: Cama/Sofá e manta Codex Home
Poster, bancos de madeira e cadeira preta, loja Téo.
Piso Materialab, Aubicon.  Pufe de EVA, cesto de palha pendurado e tijolos de barro dos Irmãos Campana, na Dpot Objetos. Ganso branco, acervo Aldi Flosi. Camisa de algodão Bruno Cruz.  Produção Visual: Aldi Flosi. Assistente de produção: Bruno Cruz. Fotografia: Renato Navarro

Toda cor traz consigo muito mais do que enxergamos nela. Em cada tom há um componente invisível capaz de provocar as mais diversas reações. A paleta do tema Repenso evoca a simplicidade e a essencialidade da natureza, nos obrigando a repensar onde estamos e onde queremos estar. Se por um lado a neutralidade costumava transmitir a ideia de apatia e indiferença, em tempos de excessos ela é repensada e atos e tonalidades neutras se tornam sinônimo de atitude. Optar por alternativas que equilibram o individual e o coletivo em um promissor caminho do meio deixou de ser a escolha óbvia ou cômoda, para se tornar o início de uma revolução. Por isso, sem medo de passar despercebida, a paleta passeia por tons neutros e atemporais, como marrons e cinzas, que ainda se apresentam em versões texturizadas. Também inclui nuances de laranjas, violetas e vermelhos, estes em versões matizadas e, por vezes, em leituras um pouco desgastadas. Uma trilha que flerta com colorações naturais, revela a beleza do tempo e exalta um futuro cromático pautado em materiais sustentáveis, resíduos recicláveis e novas matérias-primas naturais.

ADAPTO

Colorido em movimento

Paleta de Cores: Fórmica, Pão de Ló, Simplicidade, Anos Setenta, Rouge, Pudim de Leite, Açucena, Rosa Vibrante, Ikebana, Céu Nublado, Sombra Azul, Igarapé, Amazonita, Cinza Urbano, Horizonte.

Créditos: Cadeiras com assento cinza, vintages, mesinha de madeira e objetos estante, loja Téo.
Cadeira Cesca, com palha, da loja Novoambiente. Obras de arte e objetos mesa, acervo Aldi Flosi. Luminária Branca, Futon Company. Produção Visual: Aldi Flosi. Assistente de produção: Bruno Cruz. Fotografia: Renato Navarro

Ser nômade no século XXI é ser prático e desapegado, afinal, de que outra forma casa e escritório caberiam juntos em uma bagagem de mão? Mas, é também ser livre. Tão livre que paredes e coisas se tornam desnecessárias e facilmente substituíveis por experiências e sensações. Nesta jornada, o que se coleciona são bens imateriais, como as cores da paleta. As cores do tema Adapto são capazes de carregar em si toda a sua personalidade. Não por acaso, tons vivos e marcantes são a base desta paleta. A sugestão aqui é transformar a cor em um elemento arquitetônico, um recurso capaz de criar novos planos e delimitar espaços, respeitando a ousadia do nomadismo e também a fluidez, as pequenas metragens e a transitoriedade da morada que é lar apenas enquanto viver ali fizer sentido. Adaptável aos mais diferentes cenários e personalidades, essa trilha de cores traz uma infinidade de combinações possíveis. Jogos que vão desde composições contrastantes entre tons sóbrios e cores vivas, até saídas mais neutras e urbanas. Pensada para quem não tem medo de experimentar, a paleta Adapto só não traz uma coisa: saídas óbvias.

 

EQUILIBRO

Vibração Sutil

Cores: Mantra (Cor do Ano 2020), Regata, Igarapê, Azul Infinito, Rio Ebro, Contemplação, Horizonte, Azulejo de Casa, Cor do Céu, Ikebana, Uva Rosada, Frapê de Uva, Açucena, Suco de Maçã, Simplicidade, Cesto de Palha.

Uma imagem contendo parede, interior, chão, sala

Descrição gerada automaticamente

Créditos: Sofá e almofadas da Codex Home. Luminária Jacqueline Terpins da Dpot Objetos. Mesa lateral Prisma, de vidro, da Glass 11.
Poltrona Tripolina e mesa de centro da Futon Company. Tapete Botteh Tapetes. Vaso de vidro leitoso loja TÉO. Escultura de parede de Eva Soban, a venda na Dpot Objetos. Foto geleiras de Denilson Machado a venda na Marche Art de Vie. Produção Visual: Aldi Flosi. Assistente de produção: Bruno Cruz. Fotografia: Renato Navarro

Cores são fontes de energia. Algumas nos deixam elétricos, alertas e eufóricos. Outras, como as da paleta Equilibro, trabalham em sintonia oposta e nos transmitem calma, sossego e serenidade. Claras, elas não estão aqui para isolar um espaço e seu morador do seu entorno, mas para conectar todos eles na mais sutil das frequências, aquela que é capaz de acolher, refletir e, verdadeiramente, curar. As cores deste tema são suaves e delicadas e vão de verdes e azuis que nos remetem a vastidão do céu e a leveza das águas, a tons oníricos e adocicados, como os violetas, rosas, amarelos e laranjas, nuances etéreas que se fundem como um efêmero pôr do sol. Estas tonalidades são como um bálsamo, propõem uma imersão terapêutica, tranquilizante e regeneradora nos espaços onde estão inseridas. São cores prazerosas que brincam com os nossos sentidos e, para os mais sensíveis, tem até um delicado aroma. Elas são um convite à expansão da mente e ao reencontro com a imaginação.