PPG reporta os resultados financeiros do segundo trimestre de 2016

A PPG reportou que suas vendas líquidas no segundo trimestre de 2016 foram de US$ 4,1 bilhões, o que representa queda de 1% em relação ao ano anterior. As vendas líquidas nas moedas locais cresceram mais de 1% ano sobre ano, e as vendas relacionadas a aquisições contribuíram com mais de 1%. Na comparação com o mesmo período no ano anterior, não houve variação nos volumes das vendas e nos preços de venda. A conversão cambial desfavorável afetou as vendas líquidas em mais de 2%, ou cerca de US$95 milhões.

O resultado líquido reportado do segundo trimestre de 2016 foi de US$ 370 milhões, ou US$ 1,67 por ação diluída. O resultado líquido ajustado do segundo trimestre de 2016 foi de US$ 498 milhões, ou US$ 1,85 por ação diluída. O resultado líquido ajustado exclui encargos após impostos líquidos, totalizando US$ 128 milhões, ou 48 centavos de dólar por ação diluída, incluindo: impostos relativo ao financiamento do acordo referente ao uso de amianto de US$ 128 milhões, ou 48 centavos de dólar por ação diluída ; baixa parcial de ativos de US$ 8 milhões, ou três centavos de dólar por ação diluída; custos relacionados a transações de US$ 5 milhões, ou dois centavos de dólar por ação diluída; e um ganho sobre a venda da participação minoritária da companhia na Pittsburgh Glass Works de US$ 13 milhões, ou cinco centavos de dólar por ação diluída. A alíquota de imposto efetiva no segundo trimestre foi de 44,1%, e a alíquota de imposto efetiva ajustada foi de 25%.

O resultado líquido reportado do segundo trimestre de 2015 e os ganhos por ação diluída foram de US$ 337 milhões e US$ 1,23, respectivamente. O resultado líquido ajustado foi de US$ 458 milhões, ou US$ 1,67 por ação diluída, incluindo encargos após impostos referentes à reestruturação do negócio de US$ 106 milhões, ou 39 centavos de dólar por ação diluída, e custos relacionados a transações de US$ 15 milhões, ou cinco centavos de dólar por ação diluída. A alíquota de imposto efetiva no segundo trimestre de 2015 foi de 24,3%, e a alíquota de imposto efetiva ajustada foi de 24,5%.

“Durante o trimestre, continuamos entregando resultados financeiros fortes e executando nossas iniciativas estratégicas”, diz Michael H. McGarry, presidente e CEO da PPG. “Tivemos um crescimento de 11% nos ganhos ajustados por ação, assinalando 14 trimestres consecutivos de crescimento de dois dígitos percentuais. Essa performance consistente por um período tão longo é atribuível a vários fatores, incluindo nosso sucesso na comercialização de produtos novos e inovadores, a gestão arrojada de nossos negócios e estrutura de custos e a mobilização de fundos voltada ao aumento dos lucros,” diz McGarry.

“Os volumes das vendas no trimestre foram consistentes com os do ano anterior, refletindo os índices de crescimento modestos das grandes economias. Os volumes vendidos no segmento de Revestimentos Industriais aumentaram impulsionados pelo crescimento acima do mercado dos revestimentos industriais e de embalagem. Os volumes do segmento de Revestimentos de Performance caíram e a menor venda global de revestimentos arquitetônicos foi parcialmente contrabalançada pelos ganhos na área de acabamentos automotivos e pela retomada do crescimento de nosso negócio aeroespacial. No total, as vendas em moedas locais registraram crescimento ano sobre ano na grande maioria de nossos negócios e, em vários deles, crescemos mais do que a demanda do mercado final,” complementou McGarry.

“Geograficamente, o volume na Europa continuou crescendo mais do que o produto interno bruto regional e, na maioria dos mercados finais, os resultados ficaram acima dos registrados no mesmo período do ano passado. As vendas na Ásia foram aceleradas pelo crescimento na China e na Índia, que reforçaram os dois segmentos de revestimento. Nos Estados Unidos e Canadá, as vendas líquidas caíram em relação aos níveis do ano anterior devido, principalmente, à redução nos volumes de revestimentos arquitetônicos. Os volumes melhoraram na América Latina por conta do forte crescimento dos revestimentos arquitetônicos no México e da expansão para a América Central”, diz McGarry.

“Além disso, continuamos executando nossos objetivos estratégicos durante o trimestre, entre os quais, a venda anunciada de nosso negócio de fibra de vidro na Europa, a finalização da venda de nossa participação minoritária na Pittsburgh Glass Works, e a aquisição da MetoKote, líder em serviços de revestimento. Ainda durante o trimestre, financiamos integralmente nossa parte no Pittsburgh Corning Asbestos Settlement Trust, fundo para pagamento do acordo da ação referente ao uso de amianto, e a anualização de boa parte de nossas obrigações previdenciárias, duas ações significativas para mitigar o risco e reduzir a volatilidade de futuros ganhos”, comenta McGarry.

“Para o futuro, prevemos uma aceleração no crescimento dos volumes no terceiro trimestre, quando várias de nossas recentes iniciativas de crescimento começam a dar frutos. Preservaremos a disciplina referente à nossa estrutura de custos, incluindo o foco contínuo na efetivação dos benefícios almejados da reestruturação já anunciada”, diz McGarry.

“Por fim, prevemos uma aceleração nos investimentos no segundo semestre e a expectativa é que o total de fundos mobilizados em 2015 e 2016 fique próximo do teto previsto para os investimentos já anunciados e que visam o crescimento dos lucros”, conclui McGarry.

A PPG reiterou seu compromisso de investir entre US$ 2 bilhões e 2,5 bilhões, no total, em aquisições e recompra de ações nos anos de 2015 e 2016. A companhia já despendeu US$ 1,6 bilhão até a data, incluída aqui a aquisição da MetoKote Corporation, encerrada em 1 de julho.

Durante o trimestre, a companhia utilizou mais de US$ 800 milhões para financiar integralmente sua parte no Pittsburgh Corning Asbestos Settlement Trust. Não foram finalizadas recompras de ações durante o trimestre, dada a obrigação de financiamento do fundo do acordo e a decisão da companhia de aproveitar o desconto de 5,5% ao ano para o pagamento antecipado, no trimestre, de todas as exigências futuras referentes ao financiamento do fundo. A companhia dispõe de um saldo de cerca de US$ 770 milhões em sua atual autorização de recompra de ações. A PPG reportou hoje que seus fundos e investimentos de curto prazo totalizaram aproximadamente US$ 1,7 bilhão no final do segundo trimestre de 2016, ante cerca de US$ 1,2 bilhão no mesmo período no ano anterior.

Resultados financeiros reportáveis do segundo trimestre de 2016 por segmento

· No segundo trimestre, as vendas líquidas do segmento de Revestimentos de Performance totalizaram US$ 2,34 bilhões, queda de US$ 72 milhões ou, 3%, em relação ao mesmo período do ano anterior. As vendas em moedas locais caíram menos de 1% ano sobre ano. As vendas relacionadas a aquisições, que ficaram na faixa dos US$ 25 milhões, e a melhora nos preços de venda foram contrabalançadas pela queda de cerca de 2% nos volumes de vendas. A conversão cambial desfavorável afetou as vendas líquidas em mais de 2%, ou cerca de US$ 60 milhões.

Em termos percentuais, as vendas em moeda local de revestimentos para acabamento automotivo continuaram apresentando crescimento na faixa intermediária de um dígito, refletindo a performance da PPG, que vem crescendo mais rápido do que o mercado, e a maior demanda da indústria. Os volumes das vendas do segmento aeroespacial voltaram a ter crescimento na faixa inferior de um dígito, na comparação ano sobre ano. A queda nos volumes das vendas de revestimentos de proteção e marítimos se deve principalmente ao maior enfraquecimento do mercado final de novas construções marítimas. Os volumes das vendas de revestimentos arquitetônicos caíram ligeiramente na região EMEA (Europa, Oriente Médio e África) após três trimestres consecutivos de melhora devido, principalmente, ao impacto dos climas desfavoráveis e das enchentes que atingiram a Europa Ocidental. Percentualmente, as vendas de revestimentos arquitetônicos caíram na faixa intermediária de um dígito nas Américas e na Ásia Pacífico, incluídas aqui as quedas de mais de 20% na China e no Brasil. Os volumes de revestimentos arquitetônicos também caíram nos EUA e Canadá por conta da contínua contração do canal de distribuidores independentes e dos menores volumes agregados dos varejistas nacionais, que apresentaram queda em relação aos sólidos resultados do ano anterior, além das iniciativas adotadas pelos clientes este ano para reduzir permanentemente seus níveis de estoque. Comparados aos números do ano anterior, houve uma modesta alta nos volumes de vendas nas lojas da empresa nos EUA e no Canadá. As vendas em moeda local de revestimentos arquitetônicos no México cresceram mais do que o dobro da taxa de crescimento do PIB mexicano devido à maior penetração no mercado e ao crescimento robusto no número de lojas. O forte crescimento no volume de revestimentos arquitetônicos na América Central foi resultado do esforço contínuo da companhia para estabelecer sua presença na região.

A receita do segmento no segundo trimestre foi de US$ 428 milhões, alta de US$ 17 milhões, ou 4%, em relação ao mesmo período do ano anterior. Entre os fatores que contribuíram para esse aumento estão o forte e contínuo gerenciamento de custos, além dos benefícios adicionais da reestruturação do negócio e de receitas relacionadas a aquisições. Esses resultados foram parcialmente contrabalançados pela queda nos volumes de vendas. A conversão cambial teve um impacto negativo de cerca de US$ 10 milhões na receita do segmento.

· As vendas líquidas do segmento de Revestimentos Industriais no segundo trimestre totalizaram US$ 1,44 bilhão, alta de US$ 33 milhões, ou mais de 2% em relação ao mesmo período do ano anterior. As vendas em moedas locais subiram mais de 4% por conta do crescimento de cerca de 3% nos volumes de vendas, e das vendas relacionadas a aquisições de aproximadamente US$ 40 milhões, ou cerca de 3%. O câmbio desfavorável afetou as vendas líquidas em mais de 2%, ou cerca de US$ 30 milhões.

Os volumes de vendas de revestimentos a OEM automotivos (fabricantes de equipamentos originais) tiveram um crescimento na faixa inferior de um dígito, em linha com as taxas de crescimento da produção da indústria automotiva global, que têm se mantido modestas. Na comparação com o mesmo período do ano anterior, os volumes de vendas de revestimentos industriais e revestimentos e materiais especiais tiveram um crescimento sólido na faixa intermediária-inferior de um dígito, superando a produção industrial global, especialmente na Europa e na Ásia. Os revestimentos para embalagens continuaram apresentando crescimento acima dos níveis da indústria. Percentualmente, os volumes das vendas cresceram na faixa mais alta de um dígito, tendo como impulso principal as conversões de clientes relacionadas a novas tecnologias.

A receita do segmento no segundo trimestre foi de US$ 292 milhões, alta de US$32 milhões, ou cerca de 12% em relação ao mesmo período do ano anterior. Essa melhora se deve à maior alavancagem de receita decorrente de volumes maiores de vendas, à redução nos custos totais – incluídos aqui as eficiências de custo obtidas na fabricação de produtos e os benefícios adicionais da reestruturação – e à receita relacionada a aquisições. A conversão cambial teve um impacto negativo de cerca de US$ 5 milhões na receita do segmento.

· No segundo trimestre, as vendas líquidas do segmento de vidro totalizaram US$ 282 milhões, alta de US$ 3 milhões, ou cerca de 1% em relação ao mesmo período do ano anterior. O aumento nas vendas se deve principalmente aos maiores preços de venda, parcialmente contrabalançados pelo impacto da conversão cambial desfavorável. Na comparação ano sobre ano, não houve variação nos volumes das vendas agregadas do segmento.

As vendas de vidro plano caíram modestamente, principalmente no início do trimestre, devido ao impacto de uma unidade que voltou a produzir em abril, após uma interrupção planejada na produção no primeiro trimestre. A demanda da indústria de vidro plano permaneceu sólida. As vendas de fibra de vidro cresceram ligeiramente, com modesta variação por região.

A receita do segmento foi de US$ 43 milhões, alta de US$ 6 milhões em relação ao ano anterior devido, principalmente, aos benefícios do aumento nas vendas líquidas e melhorias na estrutura de custo, parcialmente contrabalançadas pelas despesas de US$ 3 milhões com o reparo da unidade de produção de vidro plano, pelas despesas relacionadas a startups e pela redução nos ganhos com participações acionárias em joint ventures asiáticas.

No segundo trimestre, a PPG anunciou a venda de seu negócio europeu de fibra de vidro, com receita anual de aproximadamente US$150 milhões. A transação deve ser finalizada no segundo semestre de 2016.

Informações adicionais
A PPG comentará em detalhes sua performance financeira, inclusive com conteúdos em slides, no PPG Investor Center at www.ppg.com que acontece às 13 horas (ET) de hoje, 21 de julho. A companhia fará uma teleconferência para analisar sua performance financeira no segundo trimestre de 2016 hoje, às 14 horas (ET). Os participantes podem se cadastrar previamente para a conferência no http://dpregister.com/10088686. Os participantes que não conseguirem se cadastrar previamente podem ligar para 866-777-2509, se estiverem nos Estados Unidos, e +1-412-317-5413, de qualquer outro país. A conferência também estará disponível apenas em áudio via internet no PPG Investor Center at www.ppg.com (Windows Media Player). O áudio da conferência poderá ser ouvido via telefone a partir de hoje, dia 21 de julho, por volta das 16h30 (ET) até 23h59 (ET) do dia 5 de agosto. Para ouvir o áudio via telefone, ligue para 877-344-7529, se estiver nos Estados Unidos, e +1-412-317-0088 de qualquer outro país e insira a senha 10088686. A conferência poderá ser vista pela internet no PPG Investor Center at www.ppg.com, a partir das 16h30 (ET) de hoje, 21 de julho de 2016, até o dia 20 de julho de 2017.

Declarações Prospectivas
As declarações contidas neste documento relacionadas a questões que não são fatos históricos são declarações prospectivas e refletem a visão atual da PPG com respeito a eventos futuros e performance financeira. Essas questões, segundo a acepção da Seção 27A do Securities Act de 1933, e suas subsequentes modificações, e da Seção 21E do Securities Exchange Act de 1934, e suas subsequentes modificações, envolvem riscos e incertezas que podem afetar as operações da PPG, conforme discutido nos documentos arquivados pela PPG na Securities and Exchange Commission (Comissão de Valores Mobiliários), nos termos das Seções 13(a), 13(c) ou 15(d) do Exchange Act, e das normas e regulamentos promulgados sob os mesmos. Assim, muitos fatores podem fazer com que os resultados reais sejam materialmente distintos das declarações prospectivas aqui contidas. Tais fatores incluem: conjuntura econômica global, aumento no preço e na concorrência do produto por parte dos concorrentes estrangeiros e nacionais, flutuações no custo e na disponibilidade de matérias-primas, capacidade de manter relacionamentos e acordos favoráveis com fornecedores, prazo para a efetivação das economias de custo previstas das iniciativas de reestruturação, dificuldades na integração de empresas adquiridas e na realização das sinergias esperadas para a operação, conjuntura econômica e política de mercados internacionais, capacidade de penetração em mercados externos e internos, sejam eles existentes, em desenvolvimento ou emergentes; taxas de câmbio e flutuações nas taxas de câmbio, flutuações em alíquotas fiscais, impacto de futuras legislações, impacto de regulamentações ambientais, interrupções inesperadas nos negócios, imprevisibilidade de ações judiciais existentes e futuras, incluindo a referente a ação referente ao uso de amianto. Entretanto, não é possível prever ou identificar todos esses fatores. Consequentemente, embora a lista de fatores contida neste documento e no Formulário 10-K arquivado pela PPG em 2015 seja considerada representativa, nenhuma lista do gênero deve ser considerada uma declaração exaustiva de todos os potenciais riscos e incertezas. Fatores não listados podem representar obstáculos adicionais significativos à concretização das declarações prospectivas. As consequências das diferenças materiais nos resultados, comparados aos previstos nas declarações prospectivas podem incluir, entre outras: vendas ou rendimentos menores, interrupção dos negócios, problemas operacionais, perda financeira, responsabilidade legal perante terceiros e riscos similares, podendo qualquer uma dessas consequências ter um efeito material adverso na condição financeira consolidada, nos resultados operacionais ou na liquidez da PPG. Todas as informações contidas neste informativo se referem apenas ao dia 21 de julho de 2016, e a distribuição deste documento após a referida data não tem por intenção nem será interpretada como uma atualização ou confirmação dessas informações. A PPG não se compromete a atualizar qualquer declaração prospectiva, exceto as exigidas pelas leis aplicáveis.

Conciliação com o Regulamento G
A PPG acredita que os investidores conseguem entender a performance operacional da companhia mais claramente com a divulgação do resultado líquido, dos ganhos por ação diluída e da alíquota de imposto efetiva ajustada para despesas não recorrentes. A diretoria da PPG considera que essas informações contribuem para esclarecer a performance operacional da companhia, pois excluem o impacto de itens para os quais não existe uma expectativa razoável de recorrência trimestral. O resultado líquido e os ganhos ajustados diluídos por ação para esses itens não são medidas financeiras reconhecidas determinadas em conformidade com os princípios contábeis geralmente aceitos (GAAP) nos EUA e não devem ser considerados como substitutos para o resultado líquido, os ganhos por ação diluída ou outras medidas financeiras computadas segundo o GAAP nos EUA. Além disso, o resultado líquido ajustado, os ganhos por ação diluída e a alíquota de imposto efetiva podem não ser comparáveis a medidas com títulos similares reportadas por outras companhias.