Sobe a régua da qualidade

No mercado, tinta é o acabamento imobiliário de alta qualidade com o menor custo por metro quadrado. Atualmente o metro quadrado de porcelanato custa aproximadamente R$120,00; o do papel de parede, R$ 99,00; pastilhas, R$ 62,00. Comparado a esses custos, o metro quadrado de tinta gira em torno de R$ 2,40 incluindo a mão de obra que representa 85% do custo da pintura, totalizando R$ 18,00 reais. Além disso, no Brasil o consumo médio de tintas por pessoa é de 6,4 litros por ano. Na Europa essa marca anual chega a 11,5 litros e na América do Norte 15,5 litros por pessoa. Estes números, divulgados no seminário Abrafati, mostram que há muito espaço para crescer no mercado brasileiro de tintas.

No último dia 18 de abril, em São Paulo, a Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati), que reúne 35 empresas associadas, deu um passo importante na busca desse crescimento, com a realização do “Seminário PSQ2” que nesta edição focou na qualidade como diferencial competitivo do mercado de tintas.

Nesse evento foram apresentados e debatidos temas de grande interesse para o fortalecimento e consolidação do setor nacional de tintas. Entre eles, uma política de normalização que será utilizada para classificar o uso do termo Super Premium. Também foi discutido o Programa Setorial da Qualidade, em nova fase, o chamado ‘PSQ2 New Generation’, e a apresentação da norma ABNT NBR 11.702 que estabelece a classificação dos tipos de produtos empregados nas pinturas de edificações não-industriais.

O patamar dos ‘Super Premium’ vai reunir os melhores produtos de pintura imobiliária. Serão avaliados atributos como: melhor cobertura, lavabilidade, resistência a produtos de limpeza e abrasão, mais baixo VOC, entre outras qualidades. Outro ponto importante que será implantado são as rotulagens. Atualmente os rótulos informam a quantidade de produto utilizado por metro quadrado. Com a mudança, deve ser informado o metro quadrado acabado. Hoje, em respeito ao consumidor, a Montana estampa as duas versões em suas embalagens.

A publicação de normas técnicas para o conceito de Tintas Super Premium promete movimentar o mercado, pois aumenta a percepção de valor por parte dos consumidores de tintas, intensifica a busca de tintas normalizadas, estimula o investimento no desenvolvimento de novos produtos, além de facilitar a decisão do consumidor final.

Andreas G. De Salis – Diretor superintendente da Montana Química S.A.