Suvinil se reposiciona para acompanhar novo perfil de consumidor brasileiro

A Suvinil anunciou, na manhã desta sexta-feira (25), o novo posicionamento da marca. Atentos às transformações no perfil dos consumidores brasileiros, que estão mais conectados, com diferentes necessidades e estilos de vida, a fabricante percebeu que precisava acompanhar o novo consumidor, que está mais racional, engajado e busca mais autonomia para escolher aquilo que melhor se adapta à sua realidade.

Com tudo isso em mente, foram investidos 40 milhões de reais em estudos de mercado, consumidor e marca, criando um novo posicionamento e um novo propósito. A empresa reorganizou o portfólio de produtos em linhas, que estão alinhadas às motivações dos consumidores. Afinal, cada pessoa tem um objetivo quando pensa em pintar uma parede: seja uma manutenção pontual ou uma renovação completa da casa, ou até mesmo arriscar uma nova cor ou ousar com as tendências de decoração. O objetivo é simplificar o entendimento e escolha do produto, tornando o processo mais simples e prazeroso.

Marcos Allemann, vice-presidente de tintas imobiliárias da BASF para a América do Sul, revela que a expectativa de retorno é de 2 pontos percentuais de lucro (EBITDA) sobre as vendas em cinco anos. Dentro deste contexto, a marca aumentou em 15% o seu investimento total em marketing em 2018, em relação ao ano anterior, superando os R$ 200 milhões. “Nós identificamos a oportunidade de explorar novos territórios, o que nos permitirá conquistar outros mercados e aumentar a fidelização de nossos consumidores, além de contribuir para o crescimento sustentável da Suvinil”, comenta

O processo de reposicionamento

Assim como a decisão de mudar algo importante em nossa vida envolve reflexão e análises, com a Suvinil não foi diferente. Com o apoio da Interbrand, consultoria global de branding, o trabalho começou com um profundo estudo do mercado, além de uma extensa pesquisa com consumidores, pintores, arquitetos, decoradores e lojistas para apontar novos caminhos e oportunidades para a marca.

A Suvinil, então, segmentou seus consumidores de acordo com seus hábitos de compra e anseios dentro de toda a jornada da pintura. A marca traçou estratégias assertivas para oferecer uma experiência completa de compra alinhada ao que as pessoas necessitam, principalmente, abrindo caminhos no ambiente on-line, um trabalho que foi iniciado no ano passado.

“Ter a oportunidade de participar do projeto de uma marca tão reconhecida e tradicional como a Suvinil foi enriquecedor. A nova identidade foi pensada e projetada de dentro para fora. A Interbrand esteve presente em todos os ciclos desta jornada de mudança” pontua Daniella Bianchi, diretora geral da Interbrand.

A nova Suvinil

As palavras pintam a identidade da Suvinil, por isso, ela passa a ter uma linguagem mais leve e direta em seu contato com o cliente. A marca passa a contar as histórias que estão por trás da pintura, já que a cada camada, um novo capítulo é escrito.

A identidade visual é responsável pela primeira impressão da marca e por seu reconhecimento também. Por isso, ela foi construída com elementos mais simples, dinâmicos, cheios de energia e movimento. As reconhecidas cores da Suvinil – vermelho, amarelo e laranja – continuam como as principais referências.

Na elaboração do novo logotipo, a preocupação foi transmitir os valores e ideias da marca. Ele passa a ser composto por dois elementos: o símbolo, que preserva a força das cores, tem movimento, transparência e variedade, além de suas camadas, que ajudam a pintar histórias a cada demão; a tipografia, que é forte, como a história da Suvinil, é de fácil reconhecimento da marca e tem detalhes para reforçar a personalidade e tornar a Suvinil ainda mais próxima.

A marca passa a adotar um estilo fotográfico voltado para as histórias, pois além de ajudar a pintá-las, essa é uma maneira de registrar os momentos importantes de cada um. As imagens de campanha passam, então, a retratar pessoas e ambientes em primeiro plano. A tinta está presente, acompanhando e ajudando a colorir esses momentos.

“Esse reposicionamento nos permite oferecer experiências de compra mais assertivas, especialmente para atender aos novos anseios dos consumidores brasileiros. A Suvinil se torna uma marca mais próxima, mais conectada com o consumidor e o estimula a renovar e transformar suas histórias por meio da tinta” comenta Juliana Hosken, diretora de marketing da Suvinil.

As embalagens também foram repaginadas, além de traduzir um universo mais clean, trazem informações diretas e símbolos de fácil identificação. Tudo foi pensado para facilitar a escolha dos consumidores nos pontos de venda, estreitando a relação de confiança com a Suvinil.

A reorganização do portfólio foi para trazer mais clareza no ponto de venda e facilitar o entendimento dos produtos. Assim, é possível escolher o que melhor se adapta a cada necessidade, dentre as opções disponíveis nas quatro linhas principais: Rende e Renova, Cuida e Protege, Tons e Toques e Cor e Estilo.

Lançamentos de produtos

Alguns dos destaques para este ano são os novos esmaltes da marca. A partir do estudo, foi identificado uma grande procura por um esmalte que não amarela e um produto contra ferrugem. Para tornar a linha ainda mais completa e atender essas necessidades, a Suvinil lança os esmaltes Sempre Branco e Contra Ferrugem. Com isso, a expectativa da marca é crescer cerca de 2 pontos percentuais na categoria de esmaltes para madeiras e metais em 2018.

Sempre Branco – um esmalte branco base solvente que não amarela com o passar do tempo, disponível nos acabamentos brilhante, fosco e acetinado. Ele vai dar cara nova às madeiras ou metais com facilidade de aplicação e secagem rápida de 20 minutos, sobrando assim tempo para curtir a família, amigos, ou fazer o que mais gosta.

Contra ferrugem – para evitar a dor de cabeça que a corrosão de portões ou superfícies de metais pode dar, o contra ferrugem pode ser pintado de forma simples e fácil. Não precisa de fundo reparador, basta aplicar diretamente na ferrugem, depois do lixamento da superfície. Ele também é fácil de limpar, pois tem silicone em sua fórmula e, além do branco, está disponível em outras seis cores no acabamento brilhante, para você escolher de acordo com sua personalidade.

A marca lança ainda o Suvinil Lousa e Cor, uma ótima opção para levar mais modernidade e ao mesmo tempo funcionalidade com a produção do Efeito Lousa colorido na parede. Aproveite para estimular a criatividade dos pequenos pintando uma parede do quarto ou brinquedoteca, ou deixar aquela receita de família ou lista do mercado na cozinha e, para quem é adepto do home office, a dica é apostar neste efeito em um pedacinho da parede para colocar a lista de tarefas do dia.

O Suviflex também está de volta. Utilizado para selar e impermeabilizar paredes, muros e fachadas, o produto é relançado com nova fórmula e mais cobertura. Com isso, ele protege a sua casa e deixa a sua reforma mais tranquila.

Para conferir as novidades e ver a nova cara da marca, acesse: www.suvinil.com.br.