ProCor e Sherwin-Williams comemoram o Dia Internacional da Cor

O Dia Internacional da Cor, celebrado no dia 21 de março, foi bem colorido e inspirador para os cerca de 60 participantes que prestigiaram as comemorações da Associação ProCor do Brasil, na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), localizada na cidade de São Paulo. Com a palestra “Emocionalidade na Aplicação de Cores na Arquitetura e Decoração”, ministrada pelo designer de interiores e diretor da Associação de Decoração do Estado de São Paulo (ADESP), Leôncio Spencer, os convidados tiveram acesso aos destaques relacionados à importância da cor e o que torna um projeto bem-sucedido.

Também participaram do evento, a presidente da ProCor do Brasil, Paula Csillag, a vice-presidente da ProCor do Brasil e gerente de marketing da Tintas Sherwin-Williams, Patrícia Fecci, o presidente do Sindicato da Indústria de Tintas e Vernizes do Estado de São Paulo (Sitivesp), Narciso Moreira Preto, e o presidente do Conselho Diretivo da Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati) e da Tintas Sherwin-Williams, Freddy Carrillo.

Para o painel “Comunicações Acadêmicas sobre Cor”, a associação convidou profissionais e estudantes para fomentarem a sinergia produtiva entre a academia e a indústria. Os convidados foram Lucia Fonseca com o projeto “O Silêncio é preto: desenhos borracha/espaço”; Milena Leite com “Os processos cromáticos na direção de arte cinematográfica”; Milena Quattrer apresentou “A cor na catalogação do acervo de moda da Modateca IFRJ”; Paula Csillag falou sobre o projeto “O Ensino da Cor em Cursos Superiores de Design”; Ronaldo Anarelli com “Cor e materialidade no Design de Superfícies – Uma Abordagem Espacial”; e Yuli Marty com “A Cor da Escrita”.

Segundo Carrillo, a Abrafati tem estimulado e promovido a utilização da cor na indústria de tintas. “Acreditamos que a cor também promove o consumo, sendo um elemento importantíssimo na decoração. E, embora o branco na indústria de tintas ainda tenha uma grande representatividade, notamos que o uso das cores é uma grande tendência que tem ganhado espaço no tripé entre a indústria, especificador e consumidor final, sendo que o papel do especificador é fundamental para a conversão desse branco no consumo de mais cor”, explicou.

Dentre os destaques do painel das empresas patrocinadoras do evento, Patrícia Fecci, em nome da Tintas Sherwin-Williams, falou sobre as cores de tendência do Colormix 2018, selecionadas pela companhia e disse que  a Cor do Ano da empresa, chamada Melodia do Mar (SW 6496), representa um azul que trará serenidade, equilíbrio e introspecção para os ambientes de decoração.

A palestra “Emocionalidade na Aplicação de Cores na Arquitetura e Decoração”

De acordo com Leôncio, os profissionais que sabem fazer um ótimo uso da cor, valorizando-a em seus projetos, são muito bem-sucedidos. “Seja criativo, use frases, cores, a essência do seu cliente, busque olhar nos olhos dele e coloque no projeto os detalhes que vêm da alma. Tenha essa percepção aguçada na hora da decoração. Procure usar cores em harmonia umas com as outras, cores que valorizam a vida e estimulam a positividade se for a necessidade do projeto, cores que promovem as vendas se o cliente te demandar, sobretudo, busque o equilíbrio e os traços característicos de cada pessoa”.

O palestrante finalizou dizendo que a vida passa muito rápido para termos medo de fazer as coisas, sentir medo de emocionar, medo de ser feliz e medo de inovar. “Acredite em você, este é o ponto principal, se olhe no espelho todos os dias e diga: Eu sou próspero e eu sou feliz! Tenha coragem de olhar no olho do próximo e influenciá-lo a fazer o melhor através das cores também!”, exclamou.