Eucalipto é eleita Cor do Ano 2018 pelas Tintas Eucatex

A cor verde é repleta de significados: sugere uma conexão com a natureza, saúde, energia, liberdade e esperança. É nesse mix de boas vibrações, alinhado às tendências de consumo e às diversas “tribos” presentes na exuberante e vibrante cultura brasileira, que as Tintas Eucatex – em conjunto com a consultoria Tendere – elegeram o Eucalipto como a Cor do Ano 2018.

Eucalipto é um tom que inspira vínculo e ao mesmo tempo reflexão em relação ao meio ambiente, de maneira elegante, urbana e contemporânea, por meio de seu fundo levemente “acinzentado”, que permeia as tendências da moda e decoração. A tonalidade permite explorar o uso da cor de forma equilibrada, já que proporciona fácil combinação com outras escalas de tons, dos terrosos aos sintéticos.

Segundo o gerente de produto, trade marketing e assistência técnica das Tintas Eucatex, Gregório Bastos Alencar, o Eucalipto representa o espírito de liberdade. “Vivemos um tempo em que os olhos estão cada vez mais voltados para a diversidade e para as escolhas individuais. Nossa aposta para 2018 vai ao encontro desse sentimento, harmonizando com as preferências e identidades dos diversos espectros de consumidores no Brasil.”

Pensando na funcionalidade, o verde nesta escala acinzentada torna-se um ótimo recurso para quebrar espaços muito estimulantes, devido a sua aura de compostura e seriedade. Já em locais muito neutros e frios, acrescenta um pouco de conforto e acolhimento. Nos ambientes corporativos pode imprimir também um espírito de responsabilidade, eficiência e preocupação ambiental.

É com inspiração na liberdade, maturidade e versatilidade da cor Eucalipto, que as Tintas Eucatex apresentam seus quatro conjuntos de tendências para 2018, que representam os gostos dos grupos de consumidores no Brasil.

Cores em Harmonia

Parque dos Sonhos

O perfil é composto pelas bases da cultura popular, representada pela opulência, exuberância e sensualidade. É uma tendência cheia de referências criativas, que fundem o ocidente e o oriente, em uma atmosfera de sonho, que remete à vívida lembrança de uma tarde despretensiosa de férias da infância, unida à riqueza de formas e texturas da luxuosa Belle Époque Amazônica.

 

Desconstrução

Como o próprio nome indica, o perfil é inspirado na atitude de adaptar-se ao cotidiano nas grandes cidades, por meio de “gambiarras” e “puxadinhos”. É um grupo que incorpora elementos urbanos – como o concreto e o grafite – para traduzir o espírito de rebeldia e não conformidade com padrões pré-estabelecidos, apresentando referências como o rock dos anos 1980 e 1990.

 

Etnia Retrô

Etnia Retrô funde referências sobre a estética de produção de outras culturas, em especial a indígena, com a atmosfera glamorosa, despretensiosa e nostálgica do Rio de Janeiro, reunindo uma profusão de estampas geométricas que recaem em tons terrosos, empoeirados e sofisticados. Essa tendência apresenta uma atmosfera alegre e iluminada, que combina com tons de madeiras claras e toques de natureza nos detalhes.

 

Design Futurista

O grupo é caracterizado por um público com amplo repertório artístico, arquitetônico e de design. Uma tendência que trabalha com questionamentos sobre o futuro, na busca de nosso lugar no mundo, a partir de formas artificiais – construídas pelas mãos do homem -, assim como o uso expressivo de novos materiais, resultando em diversas possibilidades de cores e formas.