Montana Química monta filial na Colômbia

Em um período de dez dias, contados do início do mês de agosto, três profissionais colombianos receberam treinamento intensivo na sede da Montana Química em São Paulo. Segundo o supervisor de Exportação da Montana Química, Adolfo Pessoa, as atividades envolveram aspectos técnicos e comerciais, com fundamentos práticos.

Segundo Adolfo, realizaram-se palestras, demonstrações de produtos, apresentações em laboratórios e visitas em campo. “O conhecimento que eles adquiriram engloba as três áreas de negócios da Montana. A preparação dos profissionais foi intensa, pois a entrada em operação da nova unidade aconteceu no próprio mês de agosto.”

Para Arduick Abreu, gerente da Filial da Montana Química Colômbia, foi estratégica esta imersão na estrutura organizacional da Montana. “Tivemos a oportunidade de conhecer informações consistentes sobre a empresa e seus produtos, o que faz diferença para o mercado colombiano. Estamos trabalhando com vernizes, stains e demais produtos da linha Revenda, além das divisões Osmose e Vernici.”

Primeira filial internacional – A Filial foi inaugurada este ano e é a primeira filial internacional da Montana. “Embora Medellín não seja a maior cidade colombiana em termos populacionais, ficando atrás da capital Bogotá, justifica-se a opção para instalação da primeira filial internacional da Montana nesta cidade por tratar-se da mais industrializada e onde há um ambiente dinâmico para negócios”, segundo Adolfo. “Num primeiro momento serão comercializados produtos voltados à arquitetura e à construção já consagrados no mercado brasileiro, tendo o Osmocolor Stain como carro-chefe e a linha de vernizes ‘Premium’. Mais adiante deverão chegar tanto produtos de madeira tratada industrialmente, quanto acabamentos de alta qualidade para fabricantes de móveis. ”

A Montana já comercializa seus produtos em diversos países da América Latina, em outro formato de negócio. “O Planejamento Estratégico da Montana para 2020, prevê aumento de exportações, o que pressupõe mais relacionamentos internacionais. Para isto, selecionamos países com mercados potenciais promissores onde ainda não atuávamos, com economia dinâmica e estabilidade, para ampliar nossa inserção neste caminho de mão dupla.”

Montar uma operação comercial na Colômbia é um desafio importante para a Montana. “Vamos trabalhar produtos para proteção e acabamento de madeiras com nossa marca internacional ‘MONSA’, de Montana S.A., englobando as linhas de pintura mobiliária e imobiliária. Futuramente vamos avaliar uma possível expansão da atividade para outros países, com o mesmo formato de negócio que inauguramos na Colômbia”, ressaltou Adolfo.