A sala é sua, entre e boa leitura!

O novo espaço para leitura ocupa uma sala no térreo da sede da Montana, junto à área de Recursos Humanos. Está aberto a todos que trabalham na empresa durante o horário de expediente. “O momento de maior procura é durante o horário do almoço, quando colegas têm um tempo livre para ir ao ‘MOQ do Saber’, ver o que interessa para ler no local ou pegar emprestado”, diz Rosana Melo, Business Partner da Montana e a responsável pela coordenação do Comitê de Responsabilidade Social durante a ativação deste projeto. “O período para cada empréstimo é de um mês, podendo ser renovado.”

Segundo Rosana, o acompanhamento da circulação dos livros é realizado por meio de um sistema informatizado e de livre acesso. “A requisição de empréstimo deve ser feita pela pessoa interessada, através do sistema. Cada empréstimo fica registrado, indicando a circulação dos livros e facilitando a vida dos usuários, informando-os das disponibilidades. Por meio desses registros podemos acompanhar o desenvolvimento do projeto e conhecer melhor as preferências dos leitores para orientar novas aquisições.”

O projeto – A sala de leitura ‘MOQ do Saber’ é um projeto do grupo de Responsabilidade Social da Montana e conta com o total apoio do Diretor Superintendente, Andreas G. de Salis, que incentivou o projeto e o prestigiou com a ideia de comprar best sellersfrequentemente para alimentar o acervo, mantendo o espaço sempre atualizado. ‘MOQ do Saber’ disponibiliza acesso à cultura para todos os colaboradores. “Identificamos junto aos nossos colegas – explica Rosana – a necessidade de criar um espaço para leitura na Montana, pois muitos deles não tinham tempo para se dedicar a ela dentro de suas rotinas. Nosso projeto foi um presente para todos e mobilizou nossas vidas profissionais e pessoais, tanto é que, além de termos contado com o apoio da marcenaria da empresa, que fez os móveis e estruturou as prateleiras para a sala, ainda recebemos espontaneamente da filha de um colega garrafas decorativas, doadas para a decoração do espaço. ”

O projeto ‘MOQ do Saber’ preenche um espaço cultural importante na Montana. A leitura é uma atividade que além do lazer também estimula o aprendizado, por isso, os livros disponíveis darão acesso ao conhecimento em temas bem variados, como romance, contos e ficção, mas também assuntos técnicos e administrativos. Além do público interno, o projeto também poderá beneficiar familiares, já que o livro retirado por empréstimo poderá ser levado para as casas dos colaboradores.

Para doar livros – Hoje o espaço ‘MOQ do Saber’ conta com mais de 1000 títulos e pode crescer muito mais, pois continuará a receber doações.

Nova coordenação – No mês de junho a química analista Ana Carolina dos Reis, do Laboratório de Controle de Qualidade/Área Instrumental da Montana, recebeu de Rosana a coordenação do Comitê de Responsabilidade Social. “Vamos dar sequência ao cronograma estabelecido pelo grupo no início do ano. Nosso desafio continua sendo a busca de resultados cada vez melhores, e não apenas em números, mas em qualidade de vida”, esclarece Ana Carolina.