Crianças aprendem Grafitti com apoio da Colorgin

Com o propósito de debater a cultura do graffiti entre as pessoas da comunidade do extremo leste de São Paulo, e criar um belíssimo graffiti, os integrantes do projeto Educação Via Lata foram selecionados no Edital do Museu de Arte de Rua – MAR, lançado pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, em março de 2017. A ação contou com o apoio da Colorgin na doação das tintas que deram cores ao muro da escola EMEF Edgard Cavalheiro, localizada na Rua Porto da Glória, 342, bairro da Vila Mesquita. Também foram ministrados workshops e palestras aos 60 alunos da escola, na faixa etária de 9 a 15 anos, no sábado (05), e o graffiti no muro da escola foi inaugurado no domingo (06). Este foi o sexto painel, da série de oito do Museu.

No primeiro dia, o grafiteiro conhecido como DOM, ministrou um workshop sobre a construção e a criação de personagem; o grafiteiro GEAGAH (GH!) falou sobre o processo criativo na criação das letras do graffiti, utilizando técnicas, estilos, traços e padrões conhecidos mundialmente; o grafiteiro Fedos RVS Crew compartilhou a sua história de vida e experiências no mundo do graffiti; o grafiteiro Roger Tai abordou customização de latas, ensinando como pintar e fazer arte nos tubos de tinta spray; o grafiteiro Falge Os Mooca realizou uma oficina de “Sketches: Black Book”, ensinando como fazer um caderno com capa personalizada para rascunhos e desenhos; o grafiteiro Baganos Revolts ofereceu uma oficina de caligrafia; e o grafiteiro Carlos MLOK palestrou sobre intervenção urbana. No final, os alunos ganharam certificados de participação e os tubos customizados vão ficar expostos na escola.

Vale lembrar que o projeto Museu Arte na Rua (MAR) contará com o total de oito painéis, para os quais a Colorgin irá doar mais de cinco mil tubos de tinta spray da marca e latas de 18 litros de tinta acrílica. O primeiro painel foi desenvolvido pelo Coletivo Olho na Rua, que representou o projeto Inclugraff, no Tucuruvi; o segundo painel foi pelo Coletivo Oz, que representou o projeto Graffiti é Inclusão, em Ermelino Matarazzo; o terceiro painel representou os artistas do projeto Linear Vertical Street Art; o quarto painel foi criado pelo trio do projeto DAKI, no Grajaú; e o quinto foi pelos artistas do Projeto União das Favelas, no muro lateral do CEU Jaguaré.