As mulheres também pintam, sim!

A campanha Mais Cor Para Sua Vida do Sindicato da Indústria de Tintas e Vernizes do Estado de São Paulo (Sitivesp) apoia o uso de cores nas paredes para trazer mais alegria à vida das pessoas e também defende a participação das mulheres neste processo. E para isso, as mulheres são partes fundamentais no processo.

Segundo Desirèe Bandeira, uma das representantes do Movimento Brasil Por um Pintor Melhor (MBPM), cresce cada vez mais a adesão de mulheres no mercado de trabalho como pintoras residenciais. Dos 4.500 pintores cadastrados no MBPM, 5% são mulheres. SP é o Estado com o maior número de profissionais deste setor do sexo feminino. “É um avanço não só de direitos de gênero, mas também de igualdade social, uma vez que nós (mulheres) somos capazes de executar quaisquer que sejam as funções, além da oportunidade de termos os mesmos ganhos e reconhecimentos”, afirma Desirèe.

Dedicadas e comprometidas com o trabalho, elas estão se especializando cada vez mais, não devendo nada aos pintores do sexo masculino. É o caso de Silvana Caúmo. Conhecida como “maquiadora do lar”, faz sucesso em suas redes sociais, incentivando outras mulheres a seguirem seu caminho.

“Gosto de pintar, não importa a cor, amo tintas! Claro que cores vibrantes fazem sempre uma grande diferença”, Silvana Caúmo, pintora de São Paulo.

Silvana encarou muitos preconceitos até chegar onde está. Formada em administração de empresas, ela resolveu deixar a carreira de lado para fazer o que gosta. “Sempre gostei de trabalhos manuais. Por dificuldades financeiras eu mesma resolvi pintar minha casa, outras pessoas viram, gostaram e me pediram para pintar suas residências. Isso me motivou e assim me tornei uma pintora”, diz a especialista, que aprimorou suas técnicas na Universidade Futura do Pintor. “Depois de me especializar na UFP me transformei em uma pintora de alto valor, com muito mais reconhecimento”, declara.

O primeiro passo para quem quer entrar neste mercado, segundo Silvana, é realmente gostar  da área e ter vontade de aprender, procurar cursos de aperfeiçoamento, assistir palestras e ter interesse e dedicação. “Todos os dias surgem cursos novos e devemos estar atentas ao mercado. Um trabalho bem feito abre um ‘leque de cores’ de clientes”, indica a profissional.

A pintora Glaucilane, do Rio de Janeiro, entrou neste mercado por necessidade, mas desde criança gostava de ver e ajudar o seu avô a pintar casas. Glau trabalhava com jardinagem e ficou um tempo desempregada. Um certo dia, passando em frente a uma loja de tintas, viu uma placa de um curso de texturas e efeitos, mas logo pensou: “Isso não é para mim!”. A recepcionista da loja a encorajou a fazer o curso, que era da Suvinil, e ela topou. “Só havia eu de mulher, não sabia nem o que era uma espátula, mas passei no curso em segundo lugar”, orgulha-se a pintora que hoje está à frente de grandes obras.

“Pedi para um vizinho que era pintor me ensinar uma técnica e ele me disse uma frase que nunca vou esquecer: ‘É só para os bons profissionais’. Fiquei triste, mas dei a volta por cima!”, Glaucilane.

O início não foi fácil para nenhuma das pintoras. Ambas já escutaram expressões como: “Você é mulher, não pode saber pintar!”, ou pior, “Você é pintora, então gosta de mulheres?”. Sim, há muito preconceito ainda, mas elas não desistiram de seus sonhos e estão aí firmes e fortes. Há quem diga, hoje, que elas são até mais habilidosas do que os homens na função.  Sim, é a vez delas! As pintoras “estão com as tintas e o pincel na mão”!

Sobre a campanha:

Lançada em maio de 2016, a campanha Mais Cor para a Sua Vida, promovida pelo Sindicato da Indústria de Tintas e Vernizes do Estado de São Paulo (Sitivesp), busca incentivar o uso de tintas coloridas e garantir a renovação ou conservação do imóvel, a fim de estimular o consumidor a reformar ou proteger seu bem.

Grandes marcas apoiam o projeto, como Coral, Eucatex, Lukscolor, Suvinil, Futura, Montana, Sherwin Williams, Lixas Tatu e Universo, além de associações como a Associação dos Revendedores de Tintas (Artesp).

Fazer uso constante de uma cor, seja na roupa ou num ambiente, é uma forma de se expressar. E o Mais Cor para  Sua Vida acredita que as pessoas não devem ter receio de se mostrar e expor sua verdadeira forma de ver o mundo.