Casacor São Paulo 2017 começa nesta terça-feira (23)

A principal edição da maior e mais completa mostra de arquitetura e decoração das Américas, em cartaz de 23 de maio a 23 de julho no Jockey Club de São Paulo, tem, pela segunda vez consecutiva, a Coral, marca pertencente ao grupo holandês AkzoNobel, como sua tinta oficial. E a boa notícia é que esta 31ª edição faz realmente jus ao nome CASACOR. Dos 71 ambientes, 36 surgem com paredes ou teto coloridos. “A cor tem o poder de transformar. Uma parede azul ou verde, ou com um efeito especial – ombré ou geometria irregular – provoca sensações, modifica o estado de espírito, renova o ambiente. Isso mostra que a tinta colorida deve ser considerada o primeiro item da lista de decoração, e não o último da reforma ou da construção”, diz Fernanda Figueiredo, gerente de Cores e Comunicação de Marca da AkzoNobel Tintas Decorativas.

Partindo da premissa de que o morar deve ser “agradável e leve”, Toninho Noronha, com colaboração de Renato Andrade, criou uma sala de jantar acolhedora, e, para alcançar o resultado pretendido, foi criterioso na escolha da cor. “Optei pelo ‘Mergulho Sereno’, da Coral. Eu estava procurando um tom de azul que fizesse uma composição interessante com os azuis dos tecidos. E por ser acinzentado, ele combinou perfeitamente com a paleta de cinzas, que sempre é a base dos meus projetos”, pondera. O Colour Futures, estudo internacional de tendências de cores da AkzoNobel, apontou o “Mergulho Sereno” como a cor de 2017. Esse azul atemporal e versátil vai bem em todos os ambientes e revela características diferentes dependendo da luz e da combinação de tons. Com os tons claros, ganha um ar fresco e arejado; junto a tons escuros, torna-se mais dramático.

Uma paleta de cores masculina, composta por tons sóbrios (azuis, verdes e cinzas) aquecidos pelas madeiras do piso e dos móveis, foi primordial para Maicon Antoniolli materializar o loft que tem na frase de Machado de Assis a grande inspiração: “Viajar é multiplicar-se”. A base do projeto é um bloco central – que delimita o espaço do quarto/closet da sala de estar/jantar – no verde-escuro “Floresta Negra” (esse tom integra a gama de cores do “Novo Romantismo”, tendência apontada pelo Colour Futures 2017). Na parede, a Textura Rústica, da Coral, no cinza fechado “Aventura no Asfalto” foi aplicada com um projetor de texturas, ganhando uma nova leitura, que remete a um reboco ou um chapisco. “A cor é um dos elementos mais poderosos que temos à disposição – resgata memórias, emoções, evoca sonhos. Nos meus projetos, sempre busco entender a paleta de cores que dialoga com a vida dos meus clientes. Uso a cor de diversas maneiras: às vezes, pontualmente, para demarcar blocos ou volumes; em alguns momentos, no ambiente todo, inclusive no forro”, afirma Maicon.

Mauricio Arruda valeu-se de duas cores fortes do leque da Coral para criar a casa de um homem extremamente ligado à natureza, “um viajante, um nômade urbano”. “A morada funciona como um refúgio, um ninho para onde ele sempre se volta”, explica. “O verde azulado ‘Joia da Coroa’ lembra uma floresta ao entardecer; é uma cor natural, mas profunda e cheia de personalidade. Já o mostarda ‘Vaso de Bronze’ é uma cor iluminada, mas com influência natural. O tom de curcuma remete às raízes culturais. Juntos, eles reforçam conceitos como riqueza, descobrimento, origem”, fala o arquiteto apresentador do programa “Decora”, da GNT. E arremata: “Não existe projeto sem cor. A cor é a alma do projeto. Ela é a ponte entre os materiais e os objetos dentro do ambiente.”

Na CASACOR São Paulo, Gustavo Jansen ousou ao escolher a cor “Folha de Outono” para o teto de sua tartuferia. Esse verde-folha inunda o ambiente como um todo e, associado ao azul do balcão e da parede principal, cria uma atmosfera de irreverência.

 

Pinturas diferenciadas

 

O ombré de cima para baixo, partindo de um salmão até chegar a um off-white, foi a escolha de Paula Nederpara sua sala íntima em estilo rústico. A intenção da arquiteta era dar um ar de aconchego, despojamento, sem abrir mão da elegância. “A cor impregna na retina e estimula sensações. Ela é essencial para criar a atmosfera desejada. No caso do meu projeto, os tons róseos refletem nas pessoas, deixando-as mais coradas, mais bonitas”, argumenta ela, com 20 anos de experiência na CASACOR Rio e estreante na edição paulista.

Para o lounge sala de banho, Paula Leme e Luciana Bicheri também optaram pelo ombré, mas de baixo para cima. “Trabalhamos o conceito de relaxamento e contemplação. Inserimos elementos finos, inclusive obras de arte, e revestimentos exclusivos – muitas peças com selo de sustentabilidade. O verde não faltaria. É a tonalidade que remete à natureza e traz frescor ao ambiente”, declara Paula. Nos banheiros abertos ao público, a dupla de arquitetas elegeu o verde-escuro “Pinheiro Natalino”, da Coral, para o decor. “Todas as paredes foram pintadas com esse tom; criamos, assim, o efeito caixa, que acaba destacando a iluminação”, diz Paula Leme. E completa: “As cores são fundamentais; elas revelam a personalidade do cliente e ainda expressam a alma, o conceito por trás daquele projeto.”Paula Leme

Além do ombré, vale destacar uma técnica de pintura diferenciada em paredes, como frisa Fernanda Figueiredo, da AkzoNobel Tintas Decorativas: a geometria irregular. Para o quarto de menina, Lucy Amicón e Vanessa Irene apostaram no efeito geométrico com rosa e verde, tonalidades que propiciam leveza e harmonia.

 

rene fernandesRene Fernandes também aderiu às formas geométricas assimétricas. Para ambientar o estúdio de leitura e degustação, o arquiteto combinou tons acinzentados com o azul “Mistério do Oceano”, da Coral.

Já o efeito stucco – executado pela dupla de artistas plásticas Adriana Pedrosa e Carlota Gasparian – foi a opção de Felipe Troncon para seu Loft Romanov. “A CASACOR São Paulo 2017 revela o uso inusitado da tinta, seja na parede ou no teto, com ou sem efeito. E essas pinturas devem chamar atenção do público. Nosso desejo é que as pessoas se inspirem nas criações e transformem suas próprias casas, experimentando e vivenciando os benefícios reais trazidos pelas mais diversas cores”, finaliza a gerente de Cores e Comunicação de Marca.