A Vedacit superou expectativas em 2019. Após o recorde histórico conquistado em agosto, com o melhor mês em faturamento e volume em seus mais de 80 anos de atuação, a empresa fechou o ano com aumento de 29% na receita – mais de R$ 500 milhões – e de volume vendido – mais de 80 mil toneladas –, com crescimento de 22%.
“Tivemos um crescimento representativo, bem acima do mercado, que registrou 2%, segundo a ABRAMAT (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção). Para este ano nossa projeção também é superior. Enquanto a Construção Civil prevê um aumento de cerca de 4%, segundo à Associação, a nossa perspectiva é de crescermos acima de 15%”, afirma o presidente da Vedacit, Marcos Bicudo.
Investimentos em tecnologia, inovação e a conclusão da reestruturação Comercial são alguns dos fatores que contribuíram para o bom desempenho. A mudança no atendimento nacional, que passou a ser dividido em quatro grandes regionais: Centro-Rio, Sul, São Paulo e Neno (Nordeste e Norte), ampliou as oportunidades de crescimento e de atuação local, fortalecendo a presença da empresa regionalmente.
Além de manter a estratégia pulverizada no canal de revendas, com uma base de mais de 20.000 clientes ativos, a Vedacit expandiu o relacionamento com distribuidores técnicos e construtoras. O investimento no Mundo Construtoras refletiu diretamente nas vendas, com crescimento de 66% no volume vendido de mantas asfálticas.
O projeto de desenvolvimento da empresa tem como objetivo dobrar o faturamento até 2023, em relação a receita bruta registrada em 2018. Para isso, o plano desenhado inclui as fases de estruturação, que aconteceu em 2018 e 2019, de maturação, em 2020 e 2021, com mais inovações e incrementos nas soluções, e finalmente a excelência, em 2022 e 2023.
Para ampliar a oferta de soluções tecnológicas, a empresa investiu cerca de R$ 2 milhões na criação do Vedacit Labs, o primeiro Programa de Inovação Aberta do setor. O Vedacit Labs faz parte de uma jornada de transformação da empresa, para oferecer soluções integradas e não somente produtos de impermeabilização, especialmente no segmento B2B.
O primeiro ciclo foi um sucesso, com a aceleração de cinco startups que desenvolveram soluções de impacto que irão ajudar a preencher a lacuna de tecnologia na construção civil, com soluções voltadas para as construtoras e para o varejo. As escolhidas para o segundo ciclo serão anunciadas em março.
Nesse ano, a previsão é de crescimento de 2,5% do Produto Interno Bruto (PIB). A área de Marketing investirá R$15 milhões para comunicar as novidades na marca, nos produtos e no apoio ao esporte nacional.
A Vedacit tem fábrica em São Paulo, com capacidade anual de 105 mil toneladas, em Itatiba (SP), com capacidade de 50 mil toneladas, e no Nordeste, com capacidade de 25 mil toneladas. Em 2019, o investimento total foi de R$15.300.000, nas três unidades fabris.
“Foi um ano muito positivo para a Vedacit. Fizemos 171 contrações e mais de 10% dos colaboradores foram promovidos. O trabalho em equipe, o envolvimento de todos os colaboradores é, sem dúvida, essencial para conquistar os bons resultados que obtivemos no período”, pontua Marcos.
2020-02-05