No último sábado, dia 23, o Bloco do Beco acolheu uma ação do Movimento Tudo de Cor da Coral, marca de tintas decorativas da AkzoNobel. Na oportunidade, foi realizado um grande mutirão de pintura no Jardim Ibirapuera, zona sul de São Paulo. O evento, com a participação de mais de 50 voluntárias e voluntários da Coral, foi marcado pela integração com a comunidade local: mais de 30 moradores do bairro também participaram da revitalização de pontos públicos, como escadarias e muros, com intervenções artísticas no entorno da sede do Bloco do Beco, organização cultural de referência no bairro.
O movimento Tudo de Cor vai além da transformação estética no Jardim Ibirapuera, mas também visa promover a conscientização sobre o papel da cor na criação de espaços públicos mais acolhedores, seguros e vibrantes. “O Bloco do Beco traz mobilização, cidadania, vida para a sua comunidade. Esperamos que essa ação em parceria com o Tudo do Cor fortaleça ainda mais os moradores e os inspire a se apropriar dos espaços públicos e a colorir mais o bairro e a vida”, comenta Flavia Yumi Takeuchi, gerente de sustentabilidade da AkzoNobel.
“Estamos todos unidos por um objetivo maior: transformar o Jardim Ibirapuera no bairro mais colorido e vibrante de São Paulo. Essa ação não é apenas sobre pintura, mas sobre conexão, afeto e pertencimento”, reforça Luiz Claudio, cofundador do Bloco do Beco.
Durante a recepção para o evento, foi realizada uma breve apresentação sobre o objetivo da ação, destacando o impacto transformador da cor no contexto comunitário e urbano. Logo depois, o grupo de voluntários seguiu para as ruas do bairro, onde aconteceram as intervenções em escadarias, muros e outros pontos estratégicos previamente escolhidos com a participação da comunidade local. Ao longo do dia, iniciativas culturais promovidas pelo Bloco do Beco, como apresentações musicais e performances artísticas, abrilhantaram a ação e reforçaram o valor cultural do Jardim Ibirapuera.
Sobre o Movimento Tudo de Cor
Completando 15 anos de realizações promovendo cidadania, inclusão e qualidade de vida, esse movimento socioambiental da Coral utilizou mais de 1,4 milhão de litros de tintas para restaurar espaços públicos, patrimônios culturais e revitalizar mais de 20 mil imóveis, além de ajudar a formar cerca de 5 mil pintores. Os projetos da iniciativa ganharam muito mais significado e importância com a presença de 79 mil voluntários que, assim como a Coral, acreditaram no poder das cores e se uniram ao propósito do Movimento para fazer a diferença. O Tudo de Cor já pintou o Pelourinho (BA), casas em Olinda (PE) e na comunidade de Santa Marta (RJ), o Teatro Carlos Gomes em Blumenau (SC), obras de Tomie Ohtake no Estado de São Paulo, e, sua última ação, este mês, moradias na Vila dos Farrapos, em Porto Alegre, entre tantas outras transformações.
Sobre o Bloco do Beco
O Bloco do Beco é uma organização cultural atuante há mais de 20 anos no Jardim Ibirapuera, com iniciativas voltadas para a promoção de arte-educação, intervenções urbanas e desenvolvimento comunitário. Sua sede é um importante ponto de encontro e expressão cultural no bairro.