Quando Joaquim Candido Teixeira Mendes decidiu se tornar um aliado à causa LGBTI+ na BASF, sabia que sua atitude poderia fazer a diferença. Afinal, ter pessoas aliadas é essencial para a diversidade dentro das organizações. Hoje, junto com outros colegas na América do Sul, ele é parte de uma rede dedicada a promover um ambiente de trabalho inclusivo e acolhedor para todos os colaboradores.
“No momento em que escolhi participar do grupo de afinidade, busquei entender melhor os desafios e a importância da diversidade. Essa jornada tem sido transformadora não apenas para meu desenvolvimento pessoal, mas também para meu papel como líder na BASF,” reflete o Gerente Sênior de Engenharia para América do Sul. Joaquim então passou a frequentar reuniões de um dos grupos de afinidade organizados na empresa, o BYou, que conta com a participação de voluntários e voluntárias da companhia, que lideram diversas iniciativas para promover a inclusão e oferecer suporte à comunidade LGBTI+, assegurando que colaboradores e colaboradoras sejam tratados com respeito e tenham igualdade de oportunidades de desenvolvimento. “A partir do momento que entrei nele, percebi que não apenas passei a me conscientizar sobre conceitos e entendimentos novos, mas também vi uma oportunidade de fortalecer nossas relações humanas”, comenta Joaquim.
Desde 2020, a BASF intensificou sua jornada de diversidade, equidade e inclusão com o programa “Aliados e Aliadas”, envolvendo mais de 1.500 colaboradores pela América do Sul. Assim como Joaquim, o Thiago Dias, Analista de Controladoria para América do Sul, faz parte dessa força como uma das lideranças do grupo na sede da empresa em São Paulo. “Desde meu primeiro dia como estagiário na BASF, percebi o valor essencial da diversidade, equidade e inclusão em uma empresa”, afirma.
Na BASF, pessoas aliadas são aquelas que, mesmo não pertencendo ao grupo subrepresentado, se posicionam ativamente em apoio a causa. As formas de apoio vão desde participação de treinamentos, eventos de conscientização, ou atuando como defensores da causa.
Durante o Mês do Orgulho LGBTI+, o grupo promove uma série de ações, desde rodas de conversa até atividades externas com a participação de outras unidades da BASF no Brasil. Neste ano, diversos participantes do BYou celebraram com orgulho a diversidade, equidade e inclusão na maior Parada do Orgulho LGBTI+ do mundo, realizada na capital paulista no início do mês.
Este engajamento reflete o comprometimento contínuo da BASF com a criação de um ambiente de trabalho seguro e acolhedor. “Valores como respeito e igualdade são universais, mas nem todas as pessoas entendem dessa forma. Por isso que pessoas aliadas são fundamentais para criar formas de interação para que perfis de diferentes identidades, orientações e expressões de gênero sejam autênticos e sintam-se seguros no ambiente de trabalho,” afirma Bárbara Zabori, gerente de Diversidade, Equidade & Inclusão da BASF na América do Sul.
Compromisso com a Diversidade e Inclusão
Ainda durante este mês, a BASF foi eleita pelo terceiro ano seguido como uma das melhores empresas para pessoas LGBTI+ trabalharem no Brasil. O reconhecimento foi anunciado no último dia 19, na terceira edição do ranking Equidade BR, divulgado pela HCR (Human Rights Campaign), em parceria com o Instituto Mais Diversidade e o Fórum de Empresas e Direitos. “Conquistar mais uma vez essa acreditação é um orgulho imenso e um testemunho vivo do nosso compromisso com a diversidade, equidade e inclusão,” destaca Cinthia Gonzalez, vice-presidente de People Services da BASF na América do Sul.
A jornada de valorização da diversidade na BASF se manifesta não apenas nos programas internos, como também na inclusão de critérios de equidade em processos seletivos e no estabelecimento de parcerias com fornecedores comprometidos com os mesmos valores. Além disso, ao criar os grupos de afinidades como Women in BASF (mulheres), Black Inclusion Group (negros), Be Different (pessoas com deficiência) e XGEN (geracional), a BASF demonstra seu compromisso em construir um ambiente de trabalho cada vez mais inclusivo e representativo.