Plataforma da AkzoNobel para suporte a oficinas de repintura automotiva completa cinco anos

Em 2024, o Acoat Selected, a plataforma internacional de serviços da AkzoNobel que reúne oficinas, concessionárias e outros players do mercado automotivo, completa cinco anos de cooperação e aprendizado entre seus membros, fortalecendo e aprimorando não somente suas operações, mas também o segmento de repintura automotiva. A iniciativa da fabricante das conhecidas marcas Sikkens e Wanda reúne 40 membros no Brasil que buscam uma gestão do negócio com maior qualidade e rentabilidade.

O programa existe há mais de 48 anos nos Estados Unidos e na Europa, onde já está consolidado, com 2.600 associados. Desde 2021, também está presente na Colômbia, com foco em mais de 15 concessionárias – além dos projetos-pilotos em Aruba, Paraguai, Bolívia, Peru, Equador e Panamá que deverão ser iniciados no segundo semestre de 2024.

O programa cria uma rede colaborativa entre diferentes públicos do mercado reparador. São compartilhados conhecimentos de ferramentas e serviços para buscar soluções para as mais variadas questões, de temas gerais de administração e gestão, passando por ferramentas e técnicas até sustentabilidade no seu sentido mais amplo. Os membros já tiveram oportunidade de realizar treinamentos desde assuntos técnicos da área, como aplicação com pistola de calafetação e recuperação de peças, como também sobre conteúdo relacionado a mídias sociais na captação de novos clientes e inovações em carros elétricos. Este ano, também trocaram experiência com um dos responsáveis da AkzoNobel pelo programa na Espanha, em encontro realizado em Campinas (SP).

“Um dos principais objetivos do nosso programa é posicionar nossos clientes como referência no mercado, alcançando esse feito através de uma gestão eficiente do negócio. Ao mesmo tempo em que a oficina compartilha sua experiência e know-how, também é essencial que ela exponha suas necessidades e aspirações. Para satisfazê-las, estabelecemos parcerias estratégicas com instituições de ensino técnico, seguradoras, órgãos certificadores e desenvolvedoras de softwares de gestão”, comenta Giovani Ferraz, gerente de Serviços Técnicos da AkzoNobel para a América Latina e um dos responsáveis pela coordenação do programa Acoat Selected. Entre eles estão a Bosch (Bosch Car Service e Sia Abrasives), IQA, 3M, Henkel, Norton, Telwin, Cilia Tecnologia, Japan Sprex, Norton Saint-Gobain, Orange, Senai Ipiranga, Gemba, Tecnocrash e AAP Training & Consulting. Além do relacionamento com as principais seguradoras do país como Porto Seguro, Liberty, Tokio Marine e Allianz.

“Hoje não conheço nenhum programa que seja parecido com o Acoat Selected, que engloba todos os setores da empresa, é uma consultoria em todas as áreas: financeira, RH, estoque, atendimento e, claro, repintura. Alguns podem pensar que, como é iniciativa de uma empresa de tintas, que será tratado somente isso, mas não, é muito mais que somente olhar o serviço de repintura de uma oficina”, afirma Eduardo Henrique Bulgarelli, sócio-diretor da Oficina Monza, em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo.

Há mais de 45 anos no mercado e contando com a segunda geração da família na direção da empresa, a Monza foi uma das primeiras oficinas a receber a identidade visual do programa, que inclui nova fachada. “Acredito que o selo Acoat Selected será reconhecido e valorizado tanto pelas companhias de seguros, quanto pelos clientes finais. Ele é um cartão de visita, pelo qual todos os clientes podem saber que a empresa participante tem qualidade, compromisso e gestão, e ainda uma multinacional apoiando com uma rede internacional de oficinas”, conclui.

“É um projeto que vem sendo desenhado há anos e continuamente, por muitas mãos. A discussão é abrangente e construída tendo em vista a qualidade final do veículo reparado, pesquisa de satisfação quanto à experiência do cliente, melhoria na estrutura da oficina e, principalmente, de treinamento e capacitação de todo time das oficinas, desde a equipe produtiva até mesmo os gestores para análise de dados através do nosso programa”, conta Ozinei Manzano, gerente Nacional de Vendas da AkzoNobel.

Não há custos para ser membro do Acoat Selected e o “requisito” principal para entrar no programa é que o cliente que tem a parceria com a marca Sikkens da AkzoNobel participe ativamente, compartilhando e colocando em prática as boas práticas. As metas são individualizadas e revisitadas frequentemente, com o acompanhamento de consultores da AkzoNobel e também via plataforma, para apoiar as ações necessárias. Para mais informações, visite @AcoatSelected.BR no Instagram.