A PPG acaba de anunciar que as vendas líquidas do 4º trimestre
de 2020 na ordem de aproximadamente US$ 3,8 bilhões, 2% maior em relação ao ano
anterior. Os preços de venda aumentaram cerca de 1,5%. Os volumes de vendas
diminuíram aproximadamente 1,5% em relação ao ano anterior, o que reflete os
impactos econômicos negativos contínuos da pandemia de Covid-19 em certos
mercados de consumo final. A conversão favorável de moeda estrangeira impactou
as vendas líquidas em cerca de 1,5%, ou cerca de US$ 60 milhões, e as vendas
relacionadas a aquisições adicionaram menos de 1% ao crescimento das vendas.
O lucro líquido anunciado do 4º trimestre de 2020 foi de US$ 272 milhões, ou
US$ 1,14 por ação diluída, e o lucro líquido ajustado foi de US$ 378 milhões,
ou US$ 1,59 por ação diluída. Os valores ajustados excluem itens após os
impostos, totalizando US$ 106 milhões relacionados principalmente a encargos de
depreciação de ativos, incluindo baixas de ativos não monetários devido à venda
planejada de certas entidades menores em países em desenvolvimento não
estratégicos, custos relacionados à reestruturação e despesas relacionadas a
furacões. No 4º trimestre de 2019 o lucro líquido anunciado das operações
contínuas foi de US$ 295 milhões, ou US$ 1,23 por ação diluída, e o lucro
líquido ajustado de operações contínuas foi de US$ 313 milhões, ou US$ 1,31 por
ação diluída. No 4º trimestre de 2020 as alíquotas fiscais efetivas anunciadas
e ajustadas foram de aproximadamente 19% e 21%, respectivamente, em comparação
com as alíquotas fiscais efetivas anunciadas e ajustadas de cerca de 24% do 4º
trimestre de 2019. As conciliações dos valores reportados para os números
ajustados estão incluídas abaixo.
“Nosso forte momentum de lucros continuou no 4º trimestre, pois obtivemos
um 2º trimestre consecutivo de margens operacionais recorde”, diz Michael
McGarry, CEO da PPG. “O aumento de mais de 20% em nosso EPS ajustado foi o
resultado do maior crescimento das vendas ano a ano em nosso segmento de
Revestimentos Industriais, liderado pelo segmento de revestimentos para
equipamentos automotivos originais (OEM), negócios em geral de revestimentos
industriais e de embalagens. Além disso, o negócio global de revestimentos
arquitetônicos continuou sua excelente execução à medida que transformamos o
aumento de vendas ano a ano em forte crescimento dos ganhos. De forma
consistente com o terceiro trimestre, nós conquistamos melhores resultados de
operação apesar dos obstáculos em diversos mercados de consume final, incluindo
o de revestimentos aeroespaciais e de repintura automotiva, que ainda estão
sendo bastante impactados pela pandemia”, completa o executivo.
“Além de melhorar o desempenho de vendas, entregamos quase US﹩40 milhões em economias de custos estruturais
incrementais de programas de reestruturação de negócios, trazendo economia
anual de cerca de US$115 milhões. Essas reduções de custos permanentes
permitirão uma maior alavancagem dos lucros operacionais nos próximos
trimestres, à medida que experimentamos uma maior recuperação do volume. Também
encerramos o ano gerando fluxo de caixa operacional recorde no quarto trimestre,
elevando nosso total anual para US$ 2,1 bilhões, impulsionado por uma redução
de 180 pontos-base no capital de giro operacional como percentual das vendas.
Finalmente, nos últimos meses, anunciamos várias aquisições, cada uma trazendo
valores estratégicos diferentes para o nosso portfólio”, afirma McGarry.
“Continuamos priorizando a saúde e a segurança de nossos funcionários, ao
mesmo tempo em que oferecemos um excelente suporte aos nossos clientes. Estou
orgulhoso de nossa equipe global da PPG e gostaria de agradecer aos nossos
colaboradores por manterem o foco durante esses tempos desafiadores. Em
reconhecimento aos esforços do time que está na linha de frente e em campo por
seu excelente compromisso ao longo do ano, acumulamos nossos lucros no 4º trimestre
e estamos distribuindo cerca de US$ 6 milhões. Além disso, durante o trimestre,
a Fundação PPG continuou a fornecer ajuda humanitária doando cerca de US$ 2
milhões às comunidades onde operamos”, acrescenta McGarry.
“Olhando para o futuro, a demanda global por revestimentos continua a
melhorar em muitos dos mercados de consumo final que atendemos e em todas as
nossas principais regiões, e esperamos que a atividade econômica global se
fortaleça no 1º semestre de 2021. No entanto, devido ao aumento das restrições
relacionadas à pandemia e certas interrupções na cadeia de fornecimento, há
incerteza quanto ao momento em que o crescimento da demanda por revestimentos
se materializará totalmente. Independentemente disso, a PPG está bem
posicionada para se beneficiar de uma série de aspectos positivos que devem
ocorrer nos próximos trimestres. Eles incluem a recuperação do volume de vendas
em nossos negócios de repintura automotiva e revestimentos aeroespaciais que se
beneficiam de novas tecnologias, um eventual reabastecimento do estoque em
certos mercados de uso final industriais e a obtenção de sinergias e aumento
dos lucros à medida que integramos as aquisições anunciadas recentemente”,
segundo o executivo.
“O desempenho que alcançamos em 2020 é uma prova da capacidade de nossa
empresa além de ser realmente o resultado da força da equipe global da PPG
enquanto trabalhamos juntos para tornar isso realidade. Estou ansioso para dar
as boas-vindas aos colaboradores de nossas novas aquisições e, juntos, não tenho
dúvidas de que começaremos o ano de 2021 como uma empresa mais forte”,
conclui McGarry.
Para acessar o balanço de resultados completo acesse:
https://investor.ppg.com/news/news-details/2021/PPG-Reports-Fourth-Quarter-and-Full-Year-2020-Financial-Results/default.aspx.
2021-01-29