Em meio a tanta desinformação, é importante reafirmar que as lojas de tintas podem funcionar em São Paulo

As lojas de tintas podem funcionar. A pandemia do coronavírus (Covid 19) tomou conta do noticiário mundial nas últimas semanas. No Brasil, não poderia ser diferente. Em busca das mais variadas pautas dentro do assunto, a fiscalização de comércios que estão abertos ilegalmente e até o alto índice de denúncias da população sobre esses locais se tornou tema recorrente. Porém, algumas vezes equivocadamente.

WhatsApp Image 2020-04-15 at 10.06.04Um exemplo foi a matéria da Folha de S. Paulo desta quarta-feira (15) sobre a Polícia de São Paulo ser acionada a cada um minuto pela população por conta de comércios abertos. A foto principal do texto é de um carro de polícia passando pela rua em frente a uma das lojas da Paolucci Tintas, que está com as portas abertas.

Por isso, é importante lembrar que o decreto do Governo do Estado de São Paulo, publicado no Diário Oficial em 28 de março, libera o funcionamento lojas de materiais de construção, por considerar que estas fornecem os produtos necessários para a realização de reparos civis emergenciais, bem como para manter o funcionamento da construção civil e indústria.

No entendimento da Associação dos Revendedores de Tintas (Artesp), as lojas de tintas estão inclusas neste contexto. “Muito do que tem se falado por aí é por pura desinformação. Nós estamos cobertos por uma série de decretos. Por isso, é importante nosso papel de divulgar a informação correta”, ressaltou Salvador Nascimento, diretor operacional da Artesp.

Na cidade de São Paulo, por exemplo, a Prefeitura Municipal também decretou a mesma liberação. “Mesmo com as regulamentações federais autorizando a abertura das lojas em nosso entendimento, soubemos de casos de ações fiscalizatórias em várias cidades. Recomendamos cuidado na tratativa com os fiscais. Porém, com o decreto estadual e o decreto municipal, na Capital, as fiscalizações devem diminuir consideravelmente. Estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos”, completou Salvador.

O diretor operacional da Artesp lembra ainda que é importante as lojas seguirem o protocolo de funcionamento durante a pandemia, criado pela associação.