Abrafati 2017 começa na terça-feira, 3 de outubro

Um dos principais encontros científicos do setor de tintas no mundo, o Congresso da Abrafati começa na próxima terça-feira (3). Até quinta-feira (5), cerca de 90 palestras e mais algumas dezenas de trabalhos, além do seminário especializado em cura por radiação, promovido em conjunto com a RadTech South America, irá atrair um público especializado, vindo do Brasil e do exterior.

O foco principal desta edição são as formas de agregar valor às tintas, o que envolve a apresentações de novas ideias e soluções para questões ligadas a matérias-primas, processos de produção, serviços ao cliente, reaproveitamento de resíduos, ciclo de vida de produtos e diversas outras oportunidades de melhorias.

“Com os principais fornecedores globais e locais confirmados como expositores e com uma programação técnico-científica de alto nível, temos uma forte confiança de que esta edição do evento impulsionará a indústria no sentido da inovação e da criação de valor. Milhares de profissionais especializados estarão circulando pelos corredores, estandes e auditórios, criando um ambiente favorável à interação e à discussão de novas ideias, parcerias, negociações, incorporação de novas tecnologias e muito mais”, Antonio Carlos de Oliveira, presidente-executivo da Abrafati.

A integração entre academia e indústria é considerada essencial para o desenvolvimento tecnológico do setor de tintas. Por isso, estarão em evidência estudos sobre tintas destinadas a todos os tipos de aplicações, abordando temas ligados à sua qualidade e ao seu desempenho, como durabilidade, resistência, cobertura e secagem, assim como ao seu papel no combate à corrosão.

“Com essa medida, estamos buscando ampliar o relacionamento já existente entre as universidades e a indústria de tintas, que vem resultando em importantes estudos e desenvolvimentos. Ao mesmo tempo, queremos incentivar aqueles profissionais das empresas do setor que se empenham em adquirir novos conhecimentos em cursos de graduação e pós-graduação, o que é fundamental para o avanço tecnológico da indústria”, explica Telma Florêncio, diretora de Eventos Corporativos da Abrafati.

Varejo de tintas terá espaço especial na programação

Um evento especial no primeiro dia da Abrafati 2017 reunirá cerca de 50 dirigentes de empresas líderes do varejo de tintas e das associações representativas do setor (Anamaco, Artesp e Sincomavi), juntamente com executivos dos fabricantes que participam do Programa Setorial da Qualidade (PSQ).

Com o tema Agregando Valor ao Varejo de Tintas, o encontro tem como objetivo principal aproximar ainda mais a indústria e o comércio de tintas, com foco no crescimento do mercado.

O evento será aberto com um pronunciamento do presidente da Anamaco, Claudio Conz. Na sequência, Felix Delvalle e Renata Valio, diretores da agência Ogilvy Brasil, apresentarão a campanha de comunicação para o aumento do consumo de tintas, com lançamento programado para 2018.

Mostrando a força da inovação no setor, será realizado um tour guiado pela Exposição, que terminará na Área de Apresentação de Produtos, onde os participantes poderão assistir a uma palestra sobre criação de valor por meio do desenvolvimento do PDV, ministrada por dois especialistas da AkzoNobel, Guillermo Jaureguy e Renato Panzuto.

“Será uma importante oportunidade para reforçarmos os laços com o varejo, ao mesmo tempo em que colocamos em pauta temas essenciais para agregar valor às tintas e a quem as revende, como inovação, capacitação e encantamento do consumidor”, diz Antonio Carlos de Oliveira.

Mais Cor para Sua Vida

“Com a situação econômica que estamos vivendo no país nos últimos três anos e os desafios para a indústria de tintas, agregar valor ao setor é de extrema importância para o seu crescimento, impulsionando a cadeia produtiva a manter o compromisso, a qualidade dos produtos, para que sejam lembrados por sua funcionalidade. E a campanha Mais Cor Para Sua Vida, a qual tive o privilégio de ser padrinho quando atuava ainda como presidente executivo do Sindicato da Indústria de Tintas e Vernizes do Estado de São Paulo (Sitivesp), vem de encontro com este objetivo. É justamente o que precisamos neste momento: mais cor para nossas vidas!”, diz Antônio Carlos de Oliveira, que assumiu a presidência executiva da Abrafati este ano. “A cor tem o poder de transformar um ambiente e até mesmo mudar o nosso comportamento. E o brasileiro precisa melhorar sua autoestima urgentemente”, conclui.

Para Narciso Moreira Preto, atual presidente do Sitivesp, é uma honra estar mais uma vez presente em um dos maiores eventos internacionais do mercado de tintas. “Pretendemos reafirmar o papel do Sitivesp, ou seja, apresentar o que podemos oferecer aos nossos associados e ao setor dentro da nossa competência, mostrar o que podemos fazer em relação às questões salariais, das relações com o governo, enfim, destacar nossos valores e missões. É mais uma forma de apoiar o setor e estabelecer essa parceria com o Abrafati, cada um atuando dentro da sua competência, é claro. Mas unir forças neste momento é de extrema importância para recuperar o fôlego e garantir um melhor resultado para o mercado”, esclarece Narciso.

Sobre a campanha Mais Cor Para Sua Vida, apoiada pelos principais fabricantes de tintas do País, o presidente do Sitivesp garante que tiveram uma ótima repercussão este ano apesar da crise. “A campanha é muito relevante para fomentar o mercado de tintas e vamos abrir espaço para divulgá-la com mais força este ano no evento”, afirma Narciso Moreira Preto.

Durante a Abrafati 2017, a campanha Mais Cor Para Sua Vida poderá ser conferida no estande do Sitivesp através de vídeos e outros canais de comunicação. As empresas ou fabricantes do setor que tiverem interesse em apoiar a campanha poderão ter mais informações no evento.

Vale salientar que a campanha Mais Cor para Sua Vida também estará presente na Feitintas 2018- Feira da Indústria de Tintas, Vernizes e Produtos Correlatos, grande evento do mercado de tintas e complementos, realizado pelo Sitivesp.

Lançamentos

Durante o evento, a Dow reforçará sua posição de fornecedora com o portfólio mais completo para o segmento de tintas e revestimentos na América Latina. A companhia lançará surfactantes e coalescentes que atendem às necessidades do mercado em relação a sustentabilidade, desempenho e funcionalidade.

Os surfactantes DOWFAX™ AS-801 e DOWFAX™ AS-906, para polimerização em emulsão, possibilitam a produção de emulsões com melhor controle de partícula, baixo perfil de espuma, e maior resistência à água. Já o TRITON™ HW-1000, voltado para a formulação de tintas base água para o mercado industrial, reduz a tensão superficial de recobrimentos, possibilitando umectar e proteger vários tipos de substratos, reduzir a formação de defeitos e melhorar simultaneamente o brilho e a suavidade da película formada, além de controlar a formação de espuma. Todas essas soluções são livres de alquilfenol etoxilado (APEO).

O coalescente UCAR™ Filmer LV permite uma otimização de formulação por meio de uma melhoria no desempenho de lavabilidade. Tem baixo odor e baixo nível de composto orgânico volátil (COV).

Já a ANGUS Chemical Company, que participa pela primeira vez da Abrafati 2017, destacará os benefícios de seu exclusivo aditivo multifuncional AEPD ™ VOX 1000 para baixo teor de odor, baixo-COV (compostos orgânicos voláteis) interior de tintas à base de água.

A AkzoNobel, por meio de sua unidade de negócio de especialidades químicas, também estará presente. A Levasil levará ao evento o Dr. Peter Greenwood, especialista em tintas e revestimentos, que abordará a linha baseada em sílica coloidal, Levasil CC, em palestra técnica que será ministrada no dia 03 de outubro, às 13h.

A linha Levasil CC é produzida pela área de especialidades químicas da AkzoNobel e já é extensamente utilizada na Europa e na América do Norte. Atualmente, ela está sendo implementada no mercado sul-americano por diversos fabricantes de tintas e revestimentos, para atender a um crescente desafio: a mudança de comportamento do consumidor, que começou a buscar efetivamente produtos diferenciados – mais sustentáveis e premium -, ao mesmo tempo em que passou a fazer parte do processo de decisão de compra.

“Vivemos um momento em que os fabricantes de tintas e revestimentos buscam diferenciação técnica. Hoje é necessário oferecer ao consumidor mais diversidade de produtos sustentáveis, que tenham melhor performance e maior valor agregado”, comentou Vinicius Magliano, gerente regional de Marketing e Vendas de Sílica Coloidal (Levasil) para a América do Sul na AkzoNobel. “Seguindo uma tendência internacional, atualmente o consumidor final brasileiro está mais envolvido na compra de tintas e revestimentos. Além disso, essa decisão – que antes ficava restrita ao pintor – também é compartilhada por arquitetos”.

O Levasil CC resulta em maior durabilidade, acabamento e resistência mecânica. A palestra “Os impactos da sílica coloidal nas propriedades de vernizes e parquets base água”, oferecida pelo Dr. Peter Greenwood, especialista em sílicas coloidais em tintas e vernizes da AkzoNobel, no Auditório Aditivo 3, apresentará o estudo técnico que mostra como o Levasil oferece diferenciação premium em sistemas base água.

Outra participante será a Chemours, que apresentará Ti-Pure™, marca de produtos e soluções contendo dióxido de titânio (TiO2) da empresa.

Durante a exposição, os visitantes poderão conferir, no estande da Chemours, uma demonstração ao vivo de tintas que utilizam a tecnologia Ti-Pure ™ na composição e que será comparada com as principais tintas premium da região. A experiência proporcionará a checagem da cobertura das tintas, rendimento e secagem em relação às outras opções disponíveis no mercado. A Chemours também compartilhará os resultados dos estudos cegos feitos recentemente com pintores do Brasil e que mostram as perspectivas sobre os atributos de desempenho que eles procuram ao avaliar a qualidade da tinta.

A Olin vai apresentar sua nova linha de resinas epóxi DLVE™ e DLVNE™, produtos com baixa viscosidade/zero COV modificado, indicados para aplicações de alto desempenho e que permitem flexibilidade de formulação, facilidade de uso, conformidade ambiental e desempenho.