Artesp pesquisa a situação do comércio de tintas

A Associação dos Revendedores de Tintas (Artesp) lançou, nesta semana, sua primeira pesquisa online. O software de gestão da associação, que reúne dados de milhares de lojas e indústrias, permite lançar este tipo de enquete.

A primeira pesquisa buscou entender como está o funcionamento das lojas neste período de restrições impostas pela crise do coronavírus (Covid-19). Se as lojas estão abertas, o nível de faturamento e as maiores dificuldades que o comércio entende que enfrentará são algumas perguntas que fizemos. O resultado você pode conferir aqui.

“Nossa intenção, a partir de agora, é sistematizar essa prática e torná-la regular. Mais pesquisas serão feitas, para acompanhar esse momento de mudanças e colaborar para que o varejo tenha o menor prejuízo possível”, explicou Salvador Nascimento, diretor operacional da Artesp. “Apoiar-se em dados, buscar informações concretas e de valor para a categoria, validadas sob aspectos práticos e jurídicos é o propósito fundamental da Aartesp desde o início da crise da Covid-19. O comércio precisa de um mínimo de segurança para tomar atitudes que refletirão significativamente no futuro próximo do negócio, independente do tamanho da loja, da empresa que está no setor”, completou.

Desde o início da crise da pandemia, a Artesp priorizou informar todas as alterações em leis, regulamentos, decretos e normatizações que interferem no funcionamento do comércio de tintas e não apenas sobre a abertura das lojas. Regras tributárias, trabalhistas e contábeis, protocolos de saúde pública e cuidados com higienização, medidas restritivas impostas pela calamidade pública nas esferas federal, estadual e municipal são alguns dos exemplos. Esse serviço de informações continua diariamente.

O segundo passo é entender o comportamento do varejo, da interação entre as lojas e seus clientes e os impactos sentidos desde o início desta crise. Com dados seguros em mãos, a Artesp tem mais segurança para negociar com fornecedores, autoridades e entidades representativas e com mais possibilidades de sucesso.