Governo adia pagamento de contribuições federais

O Ministério da Economia decidiu adiar o prazo para pagamento dos principais impostos federais, incluindo as contribuições pagas pelo empregador doméstico, por conta da crise causada pelo coronavírus.

A decisão adia o prazo do pagamento das contribuições previdenciárias pagas pelas empresas relativas às competências março e abril de 2020. Elas deverão ser pagas entre julho e setembro deste ano.

O empregador doméstico também deixará de recolher os 8% para o INSS e 0,8% do seguro de acidente de trabalho nos meses de março e abril. Os valores serão pagos entre julho e setembro.

Também foram adiados os prazos de pagamento do PIS e da Cofins de março e abril para julho e setembro de 2020. O governo já havia autorizado o adiamento por três meses do recolhimento do FGTS. E a Receita Federal também adiou para 30 de junho o prazo de declaração do Imposto de Renda neste ano.

Com essas decisões, os principais impostos federais ficam com os pagamentos adiados.

Estados e municípios também aceitaram atrasar os prazos para recolhimento de impostos cobrados por governos regionais dentro do Simples Nacional. Na semana passada, o Ministério da Economia já havia anunciado a suspensão por 90 dias do pagamento da parcela federal do Simples.