Varandas brincantes se destacam na nova etapa do Mais Vida nos Morros

O Mais Vida nos Morros, realizado pela Prefeitura do Recife através da Secretaria Executiva de Inovação Urbana, e em parceria com as Tintas Coral, vem repensando e redesenhando os espaços públicos para as crianças, inclusive as de primeira infância. Cada área em que o programa passa é marcada por uma história e característica escritas pelos próprios moradores. Agora, em novembro, mais uma etapa foi concluída. Em Lagoa Encantada, no bairro do Ibura, espaços ociosos na frente das casas foram cedidos pelos moradores e viraram varandas brincantes, criando novos espaços para toda a comunidade e oportunidades para o desenvolvimento infantil através do brincar.

“A gente acredita que a cidade e seus espaços públicos podem ser lugares que estimulam a criatividade, a autoconfiança, o convívio social e a capacidade de aprendizado. Assim, lugares onde as crianças não tinham espaço nenhum para brincar, se tornam ambientes onde elas podem estar pulando amarelinha, jogando bola, socializando. É como se a rua se tornasse a extensão da própria casa ou até mesmo da escola dela”, conta o Secretário Executivo de Inovação Urbana, Tullio Ponzi.

Foi pensando em tornar a área mais humanizada e voltada para as crianças que as ruas Dr. César Montezuma, Santa Joana e Alfredo Eugênio M. de Almeida, da comunidade de Lagoa Encantada ganharam mais vida. Com a colaboração da comunidade, as vielas foram transformadas em mini-hortas comunitárias onde qualquer morador pode plantar e colher alimentos; varandas brincantes equipadas com banco, jardineira e pinturas lúdicas que estimulam a brincadeira e a conversa; varandas jardins onde foram cultivadas plantas e flores trabalhando o sensorial, a visão, o olfato e o tato; caminhos brincantes com pinturas no piso que estimulam os sentidos e a ludicidade;  pausas urbanas onde se pode descansar em bancos e contemplar a paisagem; além de arte urbana espalhada pelas casas e muros, assinada pelo artista urbano Teo Armando, que junto à população marcou com personalidade os traços do lugar.

O Mais Vida nos Morros faz parte do movimento Tudo de Cor, da Coral, uma plataforma sociocultural dentro da área de sustentabilidade da AkzoNobel que promove mobilização com impacto social e cultural. “Nossos principais objetivos são engajar e estimular a pintura como um ato de cidadania, promover a autoestima individual e coletiva, promover a capacitação de pintores, impactar socialmente a vida dos brasileiros, contribuir para que as cidades sejam mais sustentáveis e valorizar a arte pública, o que torna muito gratificante para nós participar de projetos como esse em Recife e ver esses incríveis resultados de transformação nas comunidades”, comenta Elaine Poço, diretora de Sustentabilidade da AkzoNobel para América Latina.

A pracinha, por exemplo, foi toda revitalizada ganhando brinquedos requalificados, pintura lúdica no piso, nas mesas e bancos, além de um mural pintado com a participação das crianças. Já a escadaria da Rua Dr. César Montezuma ganhou uma nova cara com a aplicação de um mosaico de cerâmica nos seus 110 degraus, com a ajuda da comunidade que conseguiu juntar milhares de cacos de cerâmica que seriam descartados. Além de todas as mudanças mencionadas, um ponto crítico de lixo foi eliminado e transformado em uma área de descanso e conversa, contando com cor, uma mini-horta e brincadeiras.

A transformação também vem da mudança de comportamento do cidadão que passa a ser o protagonista e exercer a cidadania de forma ativa. Para estimular de forma positiva as pessoas, foi realizada a Gincana Encantada, que movimentou a comunidade com atividades dedicadas a temáticas da criança, cidade, meio ambiente e sustentabilidade. Foram realizadas oficinas de contação de histórias, brincadeiras de rua, compostagem, culinária sustentável, reciclagem criativa, conversas sobre a infância, além de envolver a criação colaborativa de adultos e crianças durante as doze semanas em que o programa esteve no local.

Cerca de 1.370 litros de tinta foram doados pela empresa parceira, a Tintas Coral, para a pintura de 100 casas e os diversos espaços públicos da comunidade. Estima-se que pelo menos 400 pessoas sejam diretamente beneficiadas.

Programa – O Mais Vida nos Morros é uma política pública de cidadania e desenvolvimento sustentável, onde a partir do protagonismo e engajamento dos moradores se inicia a transformação da sua própria comunidade. O morador participa desde a criação das soluções urbanas e ambientais até a parte de colocar a mão na massa. O programa, que teve início em 2016, está beneficiando diretamente 15 mil moradores de 28 comunidades espalhadas no Recife.

O Mais Vida nos Morros vem se destacando internacionalmente com reconhecimento da ONU-Habitat, da Child in The City e da Bernard Van Leer Foundation. Premiado pelo Núcleo de Ciência pela Infância (NCPI) como programa mais relevante para a primeira infância entre todos os projetos desenvolvidos, desde 2012, pelos líderes formados no Centro de Desenvolvimento da Criança, da Universidade de Harvard, em outubro desde ano. O Mais Vida nos Morros conta com a parceria da empresa Tintas Coral, através do Movimento Tudo de Cor.

As comunidades de Alto do Maracanã, Córrego do Jenipapo, Alto José do Pinho/Mangabeira, Três Carneiros, Alto Santa Isabel, Morro da Conceição, Sítio São Brás, Beberibe, Vasco da Gama, Pedra Bonita, Alto José Bonifácio, Burity, Saramandaia, Rua da Bela Vista, Alto do Pascoal, Córrego Domingos Sávio, Alto da Brasileira, Alto do Caeté, UR-7, Fortim, Alto da Bela Vista, Alto São Sebastião, São Xavier, UR-1, Vietnã, Dancing Days, Coque, Coelhos e Lagoa Encantada, já foram finalizadas.