Talent Day reúne 200 jovens em busca do primeiro emprego

O Instituto Vedacit, em parceria com o Instituto Coca-Cola Brasil, realiza pelo terceiro ano consecutivo o Talent Day, no Expo Center Norte. A iniciativa reúne cerca de 200 jovens que participaram do Programa Coletivo Jovem, nas comunidades de São Paulo, e buscam ingressar no mercado de trabalho.

Empresas renomadas como Vedacit, Cinemark, Hering, Centauro, Coca-Cola FEMSA, GRSA e ManpowerGroup Brasil ofereceram 90 vagas para os participantes. Após uma breve apresentação de cada uma, mostrando as políticas internas, benefícios e planos de carreira, os jovens têm a oportunidade de realizar os processos seletivos durante o evento.

Participam da iniciativa os beneficiados do Coletivo Jovem, programa de capacitação que conecta jovens de 16 a 25 anos a novas oportunidades de geração de renda e desenvolvimento profissional. Desenvolvido pelo Instituto Coca-Cola Brasil em comunidades urbanas de baixa renda em todo o país, desde 2017 acontece a parceria com o Instituto Vedacit na Vila Andrade, Zona Sul de São Paulo, e na comunidade do Paripe, em Salvador (BA).

Nessa edição do Talent Day estiveram presentes jovens dos Coletivos Vila Andrade, Paraisópolis, Heliópolis, Jardim Copacabana, Ermelino Matarazzo, Sapopemba, Jundiapeba, José Bonifácio e Brasilândia. Além dos profissionais de recursos humanos, o evento contou com a participação de três jovens selecionados pela Vedacit no primeiro Talent Day. O auxiliar administrativo Samuel Pereira dos Santos, a jovem aprendiz de Trade Marketing Janice Santos e o promotor de vendas, Ranulfo Santos. Todos foram efetivados neste ano e compartilharam com os colegas suas experiências.

Durante o Programa Coletivo Jovem, os alunos são estimulados a refletir sobre seu plano de vida e a realizar projetos práticos com pequenos comerciantes nas comunidades onde vivem ou na localidade do Coletivo. O conteúdo principal é voltado para o desenvolvimento socioemocional dos jovens, para que façam as escolhas profissionais de forma planejada. Além de orientações comportamentais, o método de ensino inclui aplicações lúdicas e exercícios práticos, nos quais podem executar a teoria aprendida.

A primeira edição do Talent Day aconteceu em dezembro de 2017 e cerca de 30% dos participantes conseguiram uma oportunidade de inserção no mundo do trabalho.

“Durante o evento, os participantes ampliam a possibilidade de empregabilidade ao entrarem em contato pela primeira vez com executivos de empresas renomadas. Nossa intenção é transformar o Talent Day em um dos eventos de empregabilidade mais representativos do país para jovens de periferia, reunindo cada vez mais empresas e disponibilizando ainda mais oportunidades para os jovens”, afirma Luis Fernando Guggenberger, gerente executivo de Inovação e Sustentabilidade da Vedacit.