Jornada Vedacit de Sustentabilidade é apresentada na Polônia

A Vedacit participa pela primeira vez da 9ª Conferência Internacional sobre Gestão do Ciclo de Vida, que acontece até 4 de setembro em Pozan, na Polônia. A Fundação Espaço ECO (FEE) apresenta na sessão poster o case “sustentabilidade na construção: pensamento de ciclo de vida orientando a jornada de um importante fabricante de impermeabilizantes no Brasil”.

A empresa contou com a FEE para compreender a cadeia de valor e definir objetivos, metas, estrutura e modelo de gestão de sustentabilidade. O case apresentado na Conferência aborda essa jornada, com a construção do plano de governança a partir do diagnóstico e estudo de percepção (HotSpot Analysis).

As etapas incluíram o entendimento dos stakeholders com relação a inovação e sustentabilidade, o mapeamento de boas práticas da empresa e a construção da matriz com os temas materiais em relação à concorrência. Com o diagnóstico concluído, a FEE, em conjunto com a Vedacit, estruturou o modelo de governança, criando comitês de trabalho e definindo objetivos e indicadores-chave de desempenho (KPIs) para serem alcançados em curto, médio e longo prazo. O objetivo é transformar a empresa em referência para as indústrias da construção civil e química até 2025.

Luis Fernando Guggenberger, gerente de Inovação e Sustentabilidade da Vedacit, conta que o tema é um dos elementos fundamentais para o negócio e faz parte da agenda estratégica da companhia.  “O trabalho com a FEE foi de fundamental importância para a construção do compromisso da Vedacit com a Sustentabilidade, além do conhecimento e capacidade técnica dos assuntos ligados à indústria química e da construção civil que a organização possui”, afirma.

Taísa Caires, consultora de Gestão para a Sustentabilidade da FEE, é a responsável por apresentar o case na Polônia. “Levar estudos de casos como este demonstra como a indústria brasileira está acompanhando as tendências e se moldando para aperfeiçoar suas estratégias orientadas a uma gestão sustentável”.

A série de conferências LCM (Life Cycle Management) é um dos principais fóruns mundiais de sustentabilidade ambiental, econômica e social. Neste ano, o tema é “Rumo ao Futuro Sustentável” e fomenta a discussão de soluções práticas para a implementação de abordagens de ciclo de vida na tomada de decisões estratégicas e operacionais, seja na ciência, na indústria, nas ONGs ou em órgãos públicos.