Suvinil apresenta vantagens e inspirações criativas 
para o reaproveitamento de móveis

reaproveitamento de móveis antigos, ou que já não combinam mais com a decoração da casa, oferecem diversas vantagens. A primeira é a economia, uma vez que repaginá-los com pintura e pequenas reformas, pode ser mais econômico do que comprar peças novas. A segunda é que, ao reaproveitar as peças, é possível contribuir com o meio ambiente, reduzindo o descarte de lixo na natureza. A terceira vantagem é para quem gosta de explorar a criatividade: movéis repaginados criam um ambiente com mais personalidade e originalidade, por se tornarem peças exclusivas.

Suvinil, marca de tintas decorativas da BASF, e, por sua vez, especialista em pinturas de diferentes superfícies, contempla em seu portfólio algumas soluções apropriadas para que a reforma de móveis seja uma tarefa fácil e satisfatória. Uma delas é o Esmalte Suvinil Cor & Proteção, tinta versátil para madeiras e metais e que pode ser utilizada tanto dentro de casa, como fora. Além disso, conta com mais de 2 mil opções de cores, permitindo que o consumidor possa, de fato, dar uma nova vida a essas peças, trazendo ao ambiente personalidade apenas com a potência de uso da cor.

Para Sylvia GraciaCoordenadora de Marketing – Cor e Conteúdo na Suvinil, as cores são capazes de renovar as energias do ambiente. “Com os móveis não é diferente, já que muitos fazem parte da nossa memória afetiva, ou apenas não queremos descartá-los. Então, usar e abusar das tonalidades e trazer para uma cadeira, por exemplo, uma nova roupagem, com um estilo que combine e faça parte da identidade dos moradores, é uma saída criativa e econômica que sempre recomendamos”, completa.

Abaixo, a fabricante relaciona algumas inspirações que podem ajudar nesse processo de revitalização. Confira!

Antes e depois das cadeiras reformadas por Jorge e Thais, do escritório Ori Interiores 


O processo de reforma dos móveis deve seguir um cronograma, para que seja possível chegar em um resultado perfeito: o primeiro passo é realizar o lixamento da superfície, para remover qualquer tipo de impureza ou desnível; em seguida, é recomendado fazer uma limpeza com pano úmido, para só depois aplicar as tintas das cores escolhidas. Para essas cadeiras, Jorge e Thaís, do escritório Ori Interiores, utilizaram usaram o Esmalte Suvinil Cor & Proteção

Créditos: Ori Interiores


Durante a criação, a dupla optou por realizar combinações não tão óbvias, além de estampas, que fizeram toda a diferença na composição. A cadeira da primeira foto recebeu as seguintes cores da Suvinil: Manteiga FrescaBanana com Açúcar, Iogurte de MorangoBarro VermelhoAzul-Etéreo Esconderijo MisteriosoA outra peça foi revestida com Manteiga FrescaPétala LaranjaMarmeladaAzul-EtéreoEclipse Esconderijo Misterioso

Créditos: Cafofo do Dani | Foto: Derek Fernandes


Neste outro exemplo, as cadeiras da sala de jantar foram renovadas com a cor do ano de 2023, Calcita Alaranjada – eleita por meio do Suvinil Revela 23+, o estudo de tendências de cores anual da marca -, um tom de laranja terroso que harmoniza com o piso, em madeira, e também com a mesa onde estão dispostas.

Créditos: Cafofo do Dani | Foto: Derek Fernandes


Já neste quarto de casal, a aposta foi em trazer a cor Magia Azul para o rack que suporta a televisão e também objetos de decoração. O tapete, que leva os mesmos tons do móvel e dos outros detalhes do quarto, como Calcita Alaranjada, que seguem em uma nuance mais terrosa, tem a função de harmonizar, permitindo um contraste agrádavel aos olhos. 

A partir de 19 de junho, três produtos do portfólio de Madeiras e Metais estarão em promoção: Esmalte Cor e Proteção base água, Verniz Proteção Básica e o Verniz Proteção Tripla. Mais detalhes sobre as condições especiais podem ser acompanhados pela loja online da Suvinil.

Para ter acesso a outras tendências e dicas de pintura, acesse o canal de YouTube da Suvinil e acompanhe a marca também no Instagram e no TikTok, @tintas_suvinil.