Pintando solidariedade®: a Lukscolor traz a evolução ao seu renomado programa social

Em 2003, já na vanguarda dos programas sociais, a Lukscolor lançou o “pintando um mundo melhor”, colocando cor e alegria e melhorando as condições de vida em várias comunidades, hospitais, escolas, muitos deles em parceria com importantes organizações sociais.

Todavia, a evolução dos negócios e os compromissos cada vez mais prementes com os conceitos de ESG levam a lukscolor a ampliar e lançar um novo programa, denominado “pintando solidariedade®”.

Única fabricante no setor de tintas brasileiro a produzir e comercializar somente produtos das categorias Premium e Super Premium – as mais altas categorias definidas pelo Programa Setorial de Qualidade para Tintas Imobiliárias PSQTI – a empresa sempre defendeu e comunicou a necessidade, tanto dos profissionais quanto dos consumidores, de buscarem o conceito de compra consciente, como uma forma de dar mais valor ao serviço de pintura e utilizar produtos que tenham maiores rendimento, cobertura e, sobretudo, durabilidade.

Considerando-se que, dentro de um orçamento de pintura, o custo do material representa entre 15% e 20%, faz muito mais sentido utilizar um produto de categoria PREMIUM e SUPER PREMIUM, que trarão maior proteção e terão maior durabilidade, prolongando por muito mais tempo a necessidade de repintura.

Este conceito, defendido há décadas pela empresa, é aliás um dos mais importantes no processo de CONSUMO CONSCIENTE, que dá base a um dos objetivos de desenvolvimento sustentável, –  ODS 12: consumo e produção responsáveis, os importantes ODS lançados por governos e empresas,  como objetivos globais  para garantir a sustentabilidade do nosso planeta.

Estudos recentes demonstram que cada vez mais o Consumidor Moderno está buscando produtos que tenham o compromisso com o meio ambiente e a responsabilidade social. Alinhada a esses conceitos e acompanhando os movimentos de transformação dos processos de produção, de uma economia linear para uma economia circular, a Lukscolor desenhou um programa inovador de reciclagem dos subprodutos de seus processos produtivos, para a produção de produtos que serão doados e atenderão às necessidades de comunidades e organizações sociais voltadas a proporcionar melhores condições de vida às pessoas carentes.

É uma maneira de transformar um processo produtivo em um “círculo virtuoso sustentável”, reduzindo o impacto e desperdício, colaborando com a preservação do meio ambiente, tudo em benefício da comunidade.

Os processos usuais de reciclagem no segmento de tintas, normalmente transformam os subprodutos decorrentes do ciclo produtivo em produtos de baixa qualidade, na maior parte das vezes utilizados como fundos de baixo valor e utilizados para pinturas econômicas.

No exemplo da Lukscolor, como seu portfólio só contempla produtos Premium e Super Premium, esses insumos serão utilizados na produção dos itens que serão doados dando origem a produtos de qualidade, ou seja, levarão cores mais duradouras e mais proteção às superfícies a serem pintadas.

Trata-se da reafirmação do propósito da Lukscolor, de sempre produzir e comercializar itens de alta qualidade, inovação e tecnologia.

Mas o programa Pintando solidariedade® não abrange somente a doação de tintas.

Com um amplo menu de módulos desenvolvidos no seu avançado Centro de Treinamento “ESPAÇO LUKSPRO” e aproveitando a experiência de décadas na capacitação de profissionais por todo o país, o projeto também prevê a formação de mão obra, ou seja, a tinta a ser doada poderá ser acompanhada de um sólido programa de treinamento que permitirá formar ou atualizar profissionais nas mais modernas técnicas de aplicação e contribuindo para que esses profissionais da pintura possam exercer suas atividades de modo mais produtivo e com amplo conhecimento do que existe de mais atualizado em termos de pintura, na linha imobiliária e de manutenção.

Assim, ao mesmo tempo que essas tintas de qualidade serão doadas para a recuperação de áreas e entidades que atendem a população mais carente, profissionais moradores dessas comunidades serão treinados durante a aplicação e preparados para enfrentar o desafio de novas oportunidades de trabalho.

Através dessa iniciativa, a Lukscolor consolida sua posição de vanguarda em tecnologia e inovação e reafirma seu posicionamento de desenvolver e produzir produtos que atendam aos mais exigentes requisitos de qualidade e cada vez mais alinhada às demandas de sustentabilidade, inovação e o compromisso com as crescentes demandas de respeito ao meio ambiente e de responsabilidade social.