Basf lança primeira tinta automotiva com balanço de biomassa na China

A base bicamada ColorBrite ® Airspace Blue ReSource da Basf, certificada pela REDcert² de acordo com uma abordagem de balanço de biomassa, fez sua estreia na China. Esta é a primeira vez que os revestimentos OEM automotivos de balanço de biomassa da BASF foram introduzidos na Ásia desde o lançamento oficial na Europa em maio deste ano.

O primeiro lote da tinta base ColorBrite ® Airspace Blue ReSource foi entregue a um cliente na China. Este produto, um basecoat, permite cerca de 20% de redução na pegada de carbono do produto — número revisado por um consultor externo de sustentabilidade, e faz parte do portfólio de base bicamada ColorBrite da BASF, ColorBrite® ReSource, que adiciona uma pegada de carbono reduzida sem a necessidade de alterar a formulação e o desempenho do produto.

Na abordagem de equilíbrio de biomassa da BASF, matérias-primas renováveis ​​são usadas como insumo na fabricação de produtos químicos primários em suas produções. A proporção de matérias-primas renováveis ​​é então atribuída a determinados produtos de venda de acordo com o método certificado de balanço de massa REDcert², um sistema de certificação para o uso sustentável de biomassa, que confirma que a BASF substituiu as quantidades de recursos fósseis necessárias para o produto balanceado de biomassa vendido com matérias-primas renováveis.

A Basf também recebeu a certificação de biomassa para sua fábrica de resinas em Caojing, bem como para suas fábricas de tintas em Minhang e Caojing, operadas pela BASF Shanghai Coatings Co., Ltd. Com esta certificação, a BASF tem a capacidade de fornecer a seus clientes na China uma abrangente gama de soluções de tintas automotivas com certificação de equilíbrio de biomassa usando materiais derivados de matérias-primas renováveis.

“Substituir matérias-primas de base fóssil por matérias-primas renováveis ​​por meio da abordagem de balanço de biomassa da Basf simboliza nosso compromisso de ajudar nossos clientes a atingir suas metas de emissão de carbono, mantendo a mesma alta qualidade e desempenho do produto. A certificação de abordagem de equilíbrio de biomassa para nossas unidades na China reforça nosso compromisso de ser um líder do setor em impulsionar a sustentabilidade e a inovação. Estamos ansiosos para cooperar com mais OEMs na China, contribuindo juntos para um futuro eficiente em termos de recursos e neutro em carbono”, diz Jack Zou, vice-presidente de soluções de tintas OEM automotivas para a Ásia-Pacífico, Basf.