Suvinil lança nova fase do programa Pintar o Bem

A Suvinil, com apoio do Instituto Alicerce, apresenta uma nova fase do programa Pintar o Bem, que tem o objetivo de transformar e impulsionar caminhos para pessoas em situação de vulnerabilidade, e apoiar a entrada de homens e mulheres de variados perfis, no mercado de trabalho. O projeto contribui com a sociedade através do desenvolvimento pedagógico e social, bem como no mercado de profissionais de pintura e na valorização da categoria.

O Pintar o Bem foi lançado em 2020, quando a pandemia atingiu diretamente o trabalho de pintores e pintoras. A partir disso, a Suvinil, sempre atenta às necessidades de seus stakeholders, e colaborativa com seus diversos públicos, criou o projeto em parceria com CIEDS e Banco Afro. Clientes, colaboradores, consumidores, pintores e outros parceiros também contribuíram para o sucesso da iniciativa. Desde sua concepção, o programa impactou, direta e indiretamente, quase 20 mil pessoas, que foram beneficiadas com conteúdos qualificados e apoio financeiro complementar.

“Sabemos que o futuro se constrói com as ações do presente e que nossa responsabilidade vai além da tinta. A capacitação sempre foi um pilar importante para nós e temos muito orgulho em ter contribuído no desenvolvimento profissional de milhares de pintores e pintoras ao longo dos anos. Com o Pintar o Bem, damos mais um passo ao conectar a educação e capacitação como ferramentas de transformação e geração de impacto social”, diz Renato Firmiano, Diretor de Marketing da Suvinil.

Nessa nova fase do programa, além de capacitar pintores e pintoras dando início em suas carreiras, através do Centro de Treinamento em São Bernardo do Campo, o foco foi em pessoas em vulnerabilidade social, que foram captadas pelo Instituto Alicerce, por meio de uma força-tarefa regional. Isso permitiu com que elas tivessem apoio no acesso a uma profissão, por meio da parte prática do curso. Com 125 pessoas frequentando as aulas, a segunda edição traz um modelo de evolução contínua da iniciativa, com expectativa de expansão para 2023, trabalhando no pilar social para além de treinamentos e conteúdos com profissionais da pintura.

“Levar educação de base de qualidade e qualificação profissional em diversos estados do país, impactando a vida de centenas de pessoas e as comunidades onde vivem são parte do nosso DNA e a Suvinil foi uma parceira que abraçou muito da nossa experiência com a educação, tornando o projeto um grande sucesso”, comenta Ana Carolina Castro, Diretora da Nação Adulto do Alicerce Educação.

Com duração média de seis meses, a nova edição do Pintar o Bem oferece em sua grade programática: aulas de português; matemática; habilidades fundamentais do mercado de trabalho; desenvolvimento de competências específicas; conteúdos socioemocionais; e conhecimentos teóricos e práticos sobre a pintura. No escopo, são contempladas também imersões de empregabilidade para apoio na construção de currículo, com olhar para as habilidades adquiridas; comportamento durante entrevistas de emprego; perfil e propósito.

“O programa foca não somente na capacitação técnica, mas também na vivência da profissão e no apoio à inserção no mercado de trabalho por meio de parcerias, promovendo o desenvolvimento do cidadão na sociedade e apoiando a autossuficiência e, consequentemente, a autoestima dessas pessoas”, comenta Celdia Bittencourt, Gerente Sênior de Atendimento ao Ciente & Serviços ao Mercado da Suvinil.

Atualmente, o Pintar o Bem conta com nove polos com parcerias locais, em Barreiro (MG); Várzea (PE); Restinga (RS); Irajá (RJ); Bangu 1 (RJ); Bangu 2 (RJ); Taquara (RJ); S.B. Campo (SP), em parceria com a ABRAPP; e Ferraz de Vasconcelos (SP), em parceria com Gerando Falcões.

A Gerando Falcões é parceira da Suvinil no projeto, atuando no polo da Favela dos Sonhos, em Ferraz de Vasconcelos. Por lá, eles fazem um trabalho com aulas teóricas, através do Instituto Alicerce, e aulas práticas de pintura com técnicos da Suvinil.

“É imprescindível ter ao nosso lado parceiros como a Suvinil, que nos apoiam em diversas frentes essenciais. Os alunos formados pelo “Pintar o Bem” em breve estarão aptos para atuar como pintores profissionais e aumentar sua geração de renda”, pontua Nina Rentel, Diretora de Tecnologias Sociais da Gerando Falcões.