Imagine poder entrar em casa – ou no local de trabalho – e encontrar um lugar de harmonia, de suavidade. É como fechar uma janela e deixar todo o burburinho do lado de fora! Essa é a sensação provocada por Calmaria 2422E, a Cor do Ano 2023 da Tintas Eucatex, eleita por meio do estudo multidisciplinar coordenado pela empresa de pesquisa Tendere.
O azul de Calmaria 2422E está conectado à ideia de realização espiritual, amizade, confiança e integridade. E, segundo Patricia Sant’Anna, Chief Visionary Officer (CVO) da Tendere, que conduz o estudo, é também a cor de todas as virtudes intelectuais: sabedoria, inteligência, ciência, controle, concentração, independência, acentuado por ser um tom acinzentado. “Do ponto de vista psicológico é uma cor que tem o poder de acalmar e relaxar as pessoas. Tanto é que é a cor do autismo, pois ajuda no relaxamento de alguém que esteja com uma sobrecarga sensorial”, ressalta Patricia.
Tão interessante quanto esses apontamentos é saber que o azul está também associado à alta tecnologia, ao pensamento sofisticado, à autoconfiança, à constância e à liberdade. Enfim, perpassa todas as potencialidades e sensações humanas. “Trata-se de uma cor que consegue ser sóbria, ao mesmo tempo em que é estimulante do pensamento criativo. Os tons claros de azul, como o caso de Calmaria 2422E, são associados à nobreza e costumam ser escolhidos para transmitir harmonia, tranquilidade e serenidade”, avisa.
De acordo com o estudo, o impacto da pandemia (crises, problemáticas sociais, entre outros), a adaptabilidade da sociedade, os novos hábitos e sensibilidades (mudança no comportamento), a aceleração de transformações, novas urgências e o abandono de práticas tradicionais, obrigaram o mundo a reconhecer a sua fragilidade, o clima tornou-se ansioso e conscientemente não linear, gerando para muitas pessoas um cenário incompreensível. Assim, precisamos da Calmaria para refletir e realinhar o nosso processo de vida.
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Para Argemiro Sanches, gerente de Marketing e Produtos da Tintas Eucatex, Calmaria vai ao encontro das necessidades e expectativas do consumidor atual, que ainda está se recompondo das fortes emoções dos dois últimos anos. “Este é o momento de colocar a casa em ordem com mais tranquilidade. Há dois anos, a maioria precisou adaptar espaços apressadamente, da maneira que era possível naquele momento. Agora, já podemos fazer as coisas com mais calma. Este momento pede Calmaria”, ressalta.
Quatro grupos de gosto – as características de um povo
Bastante encorpado, o estudo é fruto de
pesquisa com foco em cenários futuros, comportamento do consumidor e tendências
criativas. O objetivo é gerar inteligência de mercado contemporâneo e futuro a
partir da realidade do e para o Hemisfério Sul. Daí o estudo partir,
então, de quatro grupos de macro-gosto detectados neste hemisfério: Pop
Tropical, Latino Urbano, Karioka e Sofisticado, para chegar aos quatro
grupos que contemplam os gostos dos brasileiros a caminho de 2023, com sua
realidade tão multifacetada quanto festejada por agregar elementos trazidos de
muitas culturas e características diversas. O segundo passo do estudo é
justamente criar, para cada um desses grupos, paletas específicas que expressem
as mensagens e então as alinhem às necessidades da sociedade no futuro
próximo.
Em 2023, os quatro grupos detectados
pela Tendere são: A Festa está de volta! (corresponde ao Pop Tropical),
Digital Glow (Latino Urbano), Prazeres Diários (Karioka) e
Vintage Tech (Sofisticado).
Conheça os quatro grupos de gosto e suas paletas de cores complementares à Cor do Ano 2023 da Tintas Eucatex.
A festa está de volta!
(Pop Tropical)
A saudade das comemorações, faz este grupo de gosto ir com tudo em cores, referências, brilho, casa arrumada na ostentação para a festa. Marcado pela mistura dos anos 80 (estruturas) com aplicações e manualidades da vovó, invoca texturas variadas (rendas, penas, veludo molhado), com muita cor, contrastes e brilho. A ancestralidade está presente de forma festiva, numa comemoração genuína pelas referências daquilo que culturalmente é pertinente para si.
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Digital Glow
(Latino Urbano)
Quem também está de volta aqui é a diversão. Mas o olhar é mais voltado à vida digital. Esta tendência mergulha num universo tecnológico fascinante e entusiasmado. Não importa se a vivência é on ou off-line. Antes de tudo ela precisa trazer os elementos estéticos lidos como digitais. O que importa: novos materiais, segurança biotecnológica, conexão com o mundo (IoT). Enfim, estar conectado com o que há de mais tecnológico. Conquistam esse grupo as cores bright, cores flúor, furta-cor, metalizados e superfícies super polidas em contraste com texturas artificiais.
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Prazeres Diários
(Karioka)
Pausa para um chá, olhar pela janela, ler um livro, ou tricotar, fazer crochê, bordar na varanda, cuidar das plantas, da horta, dos temperos, ou brincar com o animalzinho que mora em casa, cozinhar para os amigos, ir à feira comprar comida ou flores, comer pipoca vendo um filme antigo. São essas coisas simples que as pessoas que se identificam com este grupo tendem a valorizar. Coisas que podem ser feitas e apreciadas facilmente. Que dão prazer mas que, na loucura do dia a dia, esquecemos de apreciar ou mesmo fazer. Um encontro consigo por meio de práticas comuns e que dão prazer.
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Vintage Tech
(Sofisticado)
Conectar o gosto refinado pelo passado com a curiosidade com o futuro. É desta tensão que nasce esta tendência que une elementos de tecnologia a referências dos anos 1970 e 1980, desenhando um mix divertido, sem ser retrô, mas uma real mistura entre coisas antigas (vintage) com elementos tecnológicos. Mistura de informação, glamour, arte e diversão.
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