Tintas Eucatex apresenta Calmaria, a Cor do Ano 2023

Imagine poder entrar em casa – ou no local de trabalho – e encontrar um lugar de harmonia, de suavidade. É como fechar uma janela e deixar todo o burburinho do lado de fora! Essa é a sensação provocada por Calmaria 2422E, a Cor do Ano 2023 da Tintas Eucatex, eleita por meio do estudo multidisciplinar coordenado pela empresa de pesquisa Tendere. 

O azul de Calmaria 2422E está conectado à ideia de realização espiritual, amizade, confiança e integridade. E, segundo Patricia Sant’Anna, Chief Visionary Officer (CVO) da Tendere, que conduz o estudo, é também a cor de todas as virtudes intelectuais: sabedoria, inteligência, ciência, controle, concentração, independência, acentuado por ser um tom acinzentado. “Do ponto de vista psicológico é uma cor que tem o poder de acalmar e relaxar as pessoas. Tanto é que é a cor do autismo, pois ajuda no relaxamento de alguém que esteja com uma sobrecarga sensorial”, ressalta Patricia.

Tão interessante quanto esses apontamentos é saber que o azul está também associado à alta tecnologia, ao pensamento sofisticado, à autoconfiança, à constância e à liberdade. Enfim, perpassa todas as potencialidades e sensações humanas. “Trata-se de uma cor que consegue ser sóbria, ao mesmo tempo em que é estimulante do pensamento criativo. Os tons claros de azul, como o caso de Calmaria 2422E, são associados à nobreza e costumam ser escolhidos para transmitir harmonia, tranquilidade e serenidade”, avisa.

De acordo com o estudo, o impacto da pandemia (crises, problemáticas sociais, entre outros), a adaptabilidade da sociedade, os novos hábitos e sensibilidades (mudança no comportamento), a aceleração de transformações, novas urgências e o abandono de práticas tradicionais, obrigaram o mundo a reconhecer a sua fragilidade, o clima tornou-se ansioso e conscientemente não linear, gerando para muitas pessoas um cenário incompreensível. Assim, precisamos da Calmaria para refletir e realinhar o nosso processo de vida. 

Para Argemiro Sanches, gerente de Marketing e Produtos da Tintas Eucatex, Calmaria vai ao encontro das necessidades e expectativas do consumidor atual, que ainda está se recompondo das fortes emoções dos dois últimos anos. “Este é o momento de colocar a casa em ordem com mais tranquilidade. Há dois anos, a maioria precisou adaptar espaços apressadamente, da maneira que era possível naquele momento. Agora, já podemos fazer as coisas com mais calma. Este momento pede Calmaria”, ressalta.

Quatro grupos de gosto – as características de um povo

Bastante encorpado, o estudo é fruto de pesquisa com foco em cenários futuros, comportamento do consumidor e tendências criativas. O objetivo é gerar inteligência de mercado contemporâneo e futuro a partir da realidade do e para o Hemisfério Sul. Daí o estudo partir, então, de quatro grupos de macro-gosto detectados neste hemisfério: Pop Tropical, Latino Urbano, Karioka e Sofisticado, para chegar aos quatro grupos que contemplam os gostos dos brasileiros a caminho de 2023, com sua realidade tão multifacetada quanto festejada por agregar elementos trazidos de muitas culturas e características diversas.  O segundo passo do estudo é justamente criar, para cada um desses grupos, paletas específicas que expressem as mensagens e então as alinhem às necessidades da sociedade no futuro próximo.

Em 2023, os quatro grupos detectados pela Tendere são: A Festa está de volta! (corresponde ao Pop Tropical), Digital Glow (Latino Urbano), Prazeres Diários (Karioka) e Vintage Tech (Sofisticado).

Conheça os quatro grupos de gosto e suas paletas de cores complementares à Cor do Ano 2023 da Tintas Eucatex.

A festa está de volta!

(Pop Tropical)

A saudade das comemorações, faz este grupo de gosto ir com tudo em cores, referências, brilho, casa arrumada na ostentação para a festa.  Marcado pela mistura dos anos 80 (estruturas) com aplicações e manualidades da vovó, invoca texturas variadas (rendas, penas, veludo molhado), com muita cor, contrastes e brilho. A ancestralidade está presente de forma festiva, numa comemoração genuína pelas referências daquilo que culturalmente é pertinente para si.

Digital Glow

(Latino Urbano)

Quem também está de volta aqui é a diversão. Mas o olhar é mais voltado à vida digital. Esta tendência mergulha num universo tecnológico fascinante e entusiasmado. Não importa se a vivência é on ou off-line. Antes de tudo ela precisa trazer os elementos estéticos lidos como digitais. O que importa: novos materiais, segurança biotecnológica, conexão com o mundo (IoT). Enfim, estar conectado com o que há de mais tecnológico. Conquistam esse grupo as cores bright, cores flúor, furta-cor, metalizados e superfícies super polidas em contraste com texturas artificiais.

Prazeres Diários

(Karioka)

Pausa para um chá, olhar pela janela, ler um livro, ou tricotar, fazer crochê, bordar na varanda, cuidar das plantas, da horta, dos temperos, ou brincar com o animalzinho que mora em casa, cozinhar para os amigos, ir à feira comprar comida ou flores, comer pipoca vendo um filme antigo. São essas coisas simples que as pessoas que se identificam com este grupo tendem a valorizar. Coisas que podem ser feitas e apreciadas facilmente. Que dão prazer mas que, na loucura do dia a dia, esquecemos de apreciar ou mesmo fazer. Um encontro consigo por meio de práticas comuns e que dão prazer.

Vintage Tech

(Sofisticado)

Conectar o gosto refinado pelo passado com a curiosidade com o futuro. É desta tensão que nasce esta tendência que une elementos de tecnologia a referências dos anos 1970 e 1980, desenhando um mix divertido, sem ser retrô, mas uma real mistura entre coisas antigas (vintage) com elementos tecnológicos. Mistura de informação, glamour, arte e diversão.