Empresa com qualidade certificada

Depois de uma rigorosa sequência de auditorias de certificação, realizadas pela empresa TÜV Rheinland, no último dia 19/09/2016 a Montana Química obteve a ‘Certificação ABNT NBR ISO-9001:2008’, sigla ISO em inglês que significa Organização Internacional para a Padronização.

Para adequar-se a esta norma a Montana investiu durante anos em treinamento e formação de auditores internos. Foram feitas diversas auditorias cruzadas, ou seja, ninguém auditou sua própria área. “Trata-se de uma exigência da própria norma e assim, por exemplo, um auditor da área administrativa audita os processos de fábrica. Este procedimento permitiu às pessoas adquirir conhecimento prático em áreas diferentes, ampliando suas visões profissionais”, explicou Alonso Delfino, Coordenador da Qualidade e Representante da Direção da Montana em instâncias relacionadas ao tema.

Segundo Alonso, o início do trabalho foi em 2008. “A ideia era reestruturar e melhorar os processos da empresa mirando a qualidade. A consequência natural foi chegar à certificação ISO-9001. Ela nos dá visibilidade e um forte argumento de venda global, uma referência nos mercados nacional e internacional. Nossa certificação tem versões em português, espanhol e inglês para atender às necessidades de todos os nossos clientes. Ganha relevância especial em setores de ponta, como o da construção industrializada.”

A equipe de auditores e as auditorias internas são constantes e permanentes, auxiliam na identificação de desajustes em relação à norma que, por meio de relatórios padronizados, são apresentados ao gestor do processo para que sua devida correção ou conformidade seja providenciada. “Cabe ao gestor realizar uma ação corretiva e propor medidas de adequação e melhoria contínua, prevenindo uma possível repetição. Ganhamos conhecimento e a empresa ganha em eficiência de processos”, comentou Alonso.

Para o Diretor Superintendente da Montana Química, Andreas G. de Salis, para obter a certificação a empresa precisou cumprir uma sequência de auditorias e adequações, teve que se superar a cada análise a qual foi submetida e está mais firme no caminho que deve seguir. “A Certificação ISO-9001 é mais um objetivo alcançado, um comprometimento que assumimos com nossos parceiros e clientes, que é o fornecimento dos nossos produtos com qualidade e responsabilidade, atendendo a todas as especificações legais da norma e em melhoria constante.”

Serviço – A certificação da Montana tem como escopo: ‘Projeto e Desenvolvimento, Fabricação, Assistência Técnica e Comercialização de Produtos para Preservação de Madeiras, Acabamentos de Substratos e Proteção de Tecidos’. O certificado é válido por três anos e com auditoria anual de manutenção.