Coral apresenta o azul “mergulho sereno” como a cor de 2017

Um tom de azul versátil e atemporal, que vai bem em todos os ambientes e revela características diferentes dependendo da luz e da combinação de tons. Assim é “Mergulho Sereno”, a cor de 2017, segundo a AkzoNobel, empresa que detém a marca Coral no Brasil, que foi apresentado nesta sexta-feira (23), em São Paulo. A cor faz parte do Colour Futures, estudo internacional de tendências de cores, que, para o próximo ano, é norteado pelo tema “A vida sob um novo ângulo”. A coleção de 2017 traz 45 tonalidades divididas em quatro tendências globais.

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“Nós entendemos o quanto a cor é essencial no dia a dia. Além de ser prático e acessível, levar cor por meio da pintura tem um grande efeito transformador e inspirador nas pessoas e nos espaços onde elas passam tempo, seja mergulho-sereno_cor-de-2017_06_lowem casa, no trabalho ou em áreas de lazer”, afirmou a diretora do Centro de Estética Global da AkzoNobel, Heleen van Gent, que lidera um grupo de profissionais de diferentes áreas e regiões do mundo, responsáveis pelo estudo de tendências de cores.
Sobre a cor de 2017, Heleen diz que o azul é um tom do cotidiano, mas ao mesmo tempo muito especial. “Ele está sempre presente, seja no céu, na água, nas roupas, na tinta da caneta. Nesse sentido, “Mergulho Sereno” transita em todos os estilos de vida e de decoração. Trata-se de uma cor reconfortante, que reflete o que buscamos neste momento”, diz a especialista.cf17_novo-romantismo_07_low

Para complementar a cor do ano, foi desenvolvida uma paleta permeada de azuis. Quando combinado com os tons claros, “Mergulho Sereno” ganha um ar fresco e arejado; junto a tons escuros, torna-se mais dramático. Paralelamente a essa paleta, quatro tendências globais compõem o Colour Futures 2017: “Novo Romantismo”, “Individualismo Compartilhado”, “Home Office” e “Reinvenção do Luxo”.

“Novo Romantismo” explora a forma como as pessoas estão melhorando a conexão com o planeta e com a natureza. Sua paleta traz cores que criam um espaço ideal para calma e reflexão.

 

home-office_04_low“Home Office”, a segunda tendência, aponta que as casas estão se tornando o centro da vida pessoal e profissional. O tema explora a necessidade de equilíbrio e a importância de criar espaços de trabalho inspiradores, neste momento em que existe uma busca por viver melhor nessa nova rotina. “Home Office” indica que cores contrastantes são as melhores ferramentas para criar o ambiente ideal para inspirar o trabalho e o lazer. Outra opção é delimitar, por meio da pintura, uma área de trabalho, usando formas geométricas ou blocos.individualismo-compartilhado_06_low

“Individualismo Compartilhado” surgiu após a observação da criação de
redes de pessoas que pensam de forma semelhante ou de novas famílias, e a importância do sentido de fazermos parte de um grupo – digital ou físico. Essa paleta traz um tom brilhante de neon, um rosa suave e um vermelho-cereja vibrante, e é indicada para qualquer um que compartilhe espaços e que deseja criar áreas comuns agradáveis e convidativas.

reinvencao-do-luxo_06_low“Reinvenção do Luxo” mostra um novo tipo de consumismo, no qual a experiência pessoal tem mais valor do que os bens que se possui. A quarta tendência capta essa maneira de viver, à medida que criar lembranças valiosas passa a ser prioridade. Trata-se de uma paleta de cores neutras para que a concentração esteja focada justamente nas memórias e experiências. Aqui, a combinação de cores capta os mais belos e suaves tons neutros, e dá grande destaque ao tom “Mergulho Sereno”.

“A Coral acredita que a cor tem o poder de inspirar e transformar a vida das pessoas e as cidades onde elas moram, e tem trabalhado para reforçar a tinta como o primeiro item da decoração, e não o último da reforma ou construção. O Colour Futures é um estudo internacional consolidado, publicado desde 2004. Nossa intenção é que esse tipo de conteúdo, aliado a outras inovações como nosso decorador virtual, o Coral Visualizer, ajude o consumidor a sentir mais segurança na hora da escolha de um tom e da combinação de cores”, afirma o diretor de Marketing da AkzoNobel Tintas Decorativas, Fernando Domingues.

Neste ano, a marca fará, pela primeira vez, uma mostra em que apresentará a cor do ano e as tendências para os consumidores e profissionais de arquitetura e design de interiores. A exposição, em cartaz até o dia 3 de outubro no Shopping D&D, terá ambientes inspirados no Colour Futures 2017. Nela, o público poderá conhecer as tendências e a coleção do próximo ano e fazer experiências com o Coral Visualizer.

Novo Coral Visualizer

O decorador virtual Coral Visualizer, que possibilita ao usuário pintar instantaneamente um ambiente real com as cores preferidas, acaba de passar por um upgrade. A nova versão 3.0 do app para iOS e Android permite compartilhar o projeto nas redes sociais para receber feedback dos amigos, inclusive sugestões. As simulações (são mais de 2 mil cores disponíveis) podem ser feitas tanto a partir de uma foto quanto de um vídeo panorâmico – outra novidade do decorador virtual. E, se houver no próprio ambiente um tom inspirador num objeto decorativo, por exemplo, a função “Seletor de Cor” permite reconhecê-lo e utilizá-lo nas paredes.

“Encontrar a cor certa é estimulante, mas ao mesmo tempo gera aquela sensação de responsabilidade. Os novos recursos tornam a tarefa não só prática e divertida, como também sociável”, diz Fernando Domingues. Uma vez definidas as cores, o decorador virtual oferece informações sobre os produtos ideais e ainda identifica os pontos de venda mais próximos.

A ferramenta digital, que pode ser baixada por meio do site www.coral.com.br, foi pioneira no segmento de tintas ao trazer a tecnologia de realidade aumentada, que permite que a pessoa pinte virtualmente suas paredes e veja o resultado em tempo real, conforme se movimenta pelo cômodo. De 2014 para cá, já são mais de 4 milhões de downloads só no Brasil.