Hidrofugante ou impermeabilizante? Saiba escolher o produto correto

Na hora de escolher o melhor produto para uma obra, uma das dúvidas mais comuns de profissionais e consumidores envolve a diferença entre impermeabilizantes e hidrofugantes. Ao se deparar com essa questão, é importante saber qual é o tipo de ação e efeito desejados para escolher a melhor opção.

De acordo com Kelly Lima, consultora da Montana Química, os hidrofugantes (ou hidrorrepelentes) são produtos que repelem totalmente a água de uma superfície, ou seja, mesmo que líquidos sejam jogados diretamente sobre elas, continuarão secas. “Já os impermeabilizantes, como é o caso das resinas acrílicas, promovem a proteção do substrato, impedindo que a água penetre pela sua superfície, mas o líquido continuará no substrato, deixando-o molhado”, resume a especialista.

Segundo ela, a escolha do tipo de produto dependerá do nível de proteção buscado e do efeito a ser dado. “Por exemplo, para quem não quer alterar a aparência da superfície de pedras, tijolos e cerâmicas, e ao mesmo tempo busca oferecer alta proteção desses substratos porosos contra água, manchas e fungos, indicamos o Koromix Hidrofugante, um dos produtos mais inovadores do mercado, que tem secagem rápida, baixo odor e vem pronto para uso”, sugere Kelly.

Para quem busca um efeito de proteção que dê acabamento parecido a um verniz, a consultora sugere o Koromix Resina Acrílica, nas versões base água e base solvente. “É um produto que protege contra manchas, mofo e água, mas não tem efeito hidrofugante. Por outro lado, oferece várias opções de brilho e de cor”, explica. O Koromix Resina Acrílica oferece opções no acabamento incolor, brilhante e fosco, na versão base solvente. Já na versão base água, fazem parte do portfólio as cores incolor, branco, cinza, vermelho óxido, pérola, cerâmica ônix e cerâmica telha.

Mais informações sobre os produtos podem ser adquiridas no site da Montana Química: www.montana.com.br .