Primeiro Norma técnica de texturas é aprovada pela ABNT

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publicou, no final de novembro, a norma técnica a ABNT NBR 16912. É a primeira referente às texturas e o 38º documento normativo relacionados às tintas imobiliárias. É a ampliação e a consolidação do movimento de constantes acréscimos e versões revisadas iniciada em 2002, quando foi implantado o Programa Setorial da Qualidade de Tintas Imobiliárias (PSQ).

O avanço dos trabalhos deveu-se especialmente aos esforços do Grupo de Trabalho (GT) criado para conduzir essa atividade, dentro do CB-164, o Comitê Brasileiro de Tintas. Com a participação de profissionais dos fabricantes e de fornecedores de matérias-primas, assim como de outros interessados no tema, o GT dedicou-se intensamente para que essa norma, que era uma demanda antiga do setor, se tornasse realidade.

Trata-se de uma norma que especifica o método de ensaio para determinação da resistência de aderência à tração em textura. “O trabalho normativo relativo a essa categoria de produtos terá continuidade agora, mas com essa publicação foi dado um importante passo em direção à maior qualidade e isonomia competitiva”, afirma Anne Costa, coordenadora técnica da Associação Brasileira de Fabricantes de Tintas (Abrafati).

A norma completa pode ser obtida na ABNT:  www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=457982