Manteiga de Cacau é eleita a Cor de 2021 pela Tintas Eucatex

Unir os significados e sensações transmitidos pelo rosa e o amarelo, ou seja, destacar aspectos de suavidade e prosperidade, trazendo delicadeza e calma para os ambientes interiores, e a elegância para os exteriores. Esse é o intuito da tonalidade Manteiga de Cacau 2696E, eleita pela Tintas Eucatex como Cor do Ano 2021, em estudo desenvolvido com a Tendere, consultoria de tendências voltada para o Brasil e hemisfério sul.

A cor de 2021 traz em seu nome uma indicação a algo untuoso, que protege a pele e traz textura aos alimentos. Um tom que tem a capacidade de nos aquecer e vitalizar quando perdemos as energias, ideal para o momento conturbado que o mundo atravessa, repleto de incertezas. Um amarelo suave que nos remete a experiências de deleite e prazer.

Manteiga de Cacau é um tom que se apresenta como um desdobramento da cor Modernismo, escolhida para 2020, que trazia em si um aspecto conciliador e energizante, para acalmar os ânimos em meio a uma crise financeira e política que já começava a ser percebida. Com a chegada da pandemia da Covid-19 estas questões se aceleraram, exigindo mais cautela e calma para lidar com o turbilhão de emoções intensificadas no período.

Patrícia Sant’Anna, CVO e diretora de pesquisa da Tendere, explica que os tons amanteigados vêm ganhando espaço dentro do segmento de marcas premium e de luxo, mas se adaptam facilmente a propostas populares. “Trata-se de um amarelo suave, que nos fala sobre experiências de deleite e prazer. Uma cor simples e versátil, que consegue se adequar a composições populares e sofisticadas, pois simboliza a vida, a alimentação, proteção, traz a sensação de um leve romantismo e harmonia”, explica.

Em cenários tão incertos e desafiadores que presenciamos, Manteiga de Cacau desperta um sentimento de estabilidade e esperança. Na perspectiva da psicologia das cores, o amarelo tem como característica energizar os espaços de convívio, pois remete à alegria, felicidade e inteligência. É uma cor que traz otimismo ao cotidiano. Já o seu sub tom rosa revela a fragilidade, a doçura e uma visão positiva sobre o futuro.

O estudo coordenado por Argemiro Sanches, gerente de Marketing da Tintas Eucatex, é desenvolvido a partir de quatro grupos de gosto, identificados como perfis comportamentais que mais se destacam dentro da sociedade brasileira. A partir das referências e aspectos que mais se repetem entre essas macrotendências, é definida a cor do ano e suas quatro paletas de cores.

Sanches, que é um grande incentivador do uso das cores como ferramenta de auto expressão, destaca a importância de Manteiga de Cacau como a cor de 2021. “Manteiga de Cacau 2696E é a cor que consegue transitar por todas as quatro macrotendências, trazendo os sentimentos certos para o momento que vivemos no País e no mundo”, finaliza.

Confira as quatro paletas de cores de 2021.

Mix étnico e majestoso

Derivada da macrotendência Pop Tropical, a Paleta Mix Étnico e Majestoso traz inspiração em culturas próximas e distantes. Propondo uma viagem pelos povos e sua materialidade, dando destaque para as texturas, as estampas vivas e complexas, valorizando o fazer manual. As referências deste grupo dialogam com uma profusão de contrastes, provenientes da observação de diferentes culturas do mundo.

Um romance com Kurt

A paleta Um Romance com Kurt apresenta um mix de referências que é contraditório de maneira proposital: romântico, com pitadas de rock e um leve perfume do sportwear. Derivada da macrotendência Latino Urbano, este grupo apresenta um contraponto constante entre o pesado e o leve, que traz em seu nome uma referência ao cantor Kurt Cobain, que marcou a década de 90 com seu estilo grunge.

Nômade Natural

As texturas e as formas da natureza são o principal mote de uma paleta que fala sobre viagens, das florestas de eucalipto da Austrália ao semiárido brasileiro. Nômade Natural foi traduzida da macrotendência Karioka e traduz os aspectos de vastidão, simplicidade, trazendo para os ambientes um toque agradável e acolhedor.

Tradição Fragmentada

Que a tradição está ruindo não é novidade, mas e quando as novas tradições já nascem fragmentadas? Derivada da macrotendência Sofisticada, a paleta Tradição Fragmentada traz uma provocação sobre como essa questão é colocada como ponto de partida para propostas que desconstroem as maneiras de pensar a moda e o design.