Coralit e Sparlack anunciam a reformulação de seus portfólios
e também das embalagens, tornando a experiência de compra dos consumidores mais
fácil e prática. Além de catálogos mais enxutos e com novidades, as duas marcas
tradicionais no mercado também se uniram para promover informação, em um
segmento no qual as dúvidas sobre produtos e aplicação são diversas, seja por
parte do consumidor final ou do pintor profissional, que precisa estar sempre
atualizado sobre as novas tecnologias e lançamentos.
“Esmaltes, stain, cetol, vernizes. As nomenclaturas são muitas e os produtos de
qualidade possuem grande durabilidade e proteção. Com isso, as pessoas passam
anos sem se preocupar com a manutenção, e quando decidem pintar portas,
janelas, decks ou móveis, já não se lembram qual produto usaram anteriormente
ou o que considerar na hora de fazer a compra, ou mesmo seus diferenciais. Daí
a importância de reforçarmos a informação na comunicação com balconistas e
pintores profissionais, que podem auxiliar nesse processo de escolha”, comenta
Fernando Domingues, diretor de Marketing de Tintas Decorativas para a América
do Sul.
Sparlack: tradição que se renova
A Sparlack dividiu a linha dividida em dois pilares:
Protetores Cetol, com película elástica que não trinca e não descasca; e
Vernizes Premium, com película rígida que protege e embeleza a madeira.
“Estamos em um processo de trabalho de educação do mercado, ou seja, quebrar o
paradigma de que nem tudo é verniz e ‘tudo pode ser usado para tudo’. Começamos
em 2019, e agora seguimos para criar, a partir das embalagens e materiais, os
dois novos pilares da marca. Essa mudança é o primeiro passo para garantirmos
nossa estratégia de educação e diferenciar nossas tecnologias entre os
produtos”, afirma Cecilia Ferrario, Gerente de Marketing Regional América do
Sul da AkzoNobel. “As novas embalagens são resultado de uma criteriosa pesquisa
com consumidores. Criamos layouts diferentes, mais limpos e visuais para Cetol
e Vernizes, separando as duas tecnologias através de cores diferentes (laranja
para vernizes e cinza para protetores), dando mais clareza às informações”.
Na linha Protetores Cetol, o destaque é o Sparlack Cetol Stain. É um protetor
premium impregnante de película com baixa espessura, que penetra e realça os
veios da madeira. Possui alto filtro UV, fácil aplicação e manutenção e é
hidrorrepelente. É ideal para quem procura uma finalidade mais estética no
acabamento da madeira, dando um aspecto mais rústico e natural. O lançamento na
versão UV Glass traz uma tonalidade incolor que além de proteger, deixa a
madeira mais parecida com a tonalidade original, sem deixar um aspecto
amarelado.
“Escutamos as necessidades do mercado e encontramos uma oportunidade de trazer
as tonalidades de cores que mais agradam para todos os nossos produtos.
Alinhados ao processo educativo, estamos trazendo melhorias em nosso portfólio.
Alguns de nossos produtos passaram por um ajuste de tonalidade, ou seja,
realizamos algumas mudanças em nossos padrões de cores prontas (natural, mogno,
imbuia etc.). Quando o consumidor for procurar uma tonalidade específica, ele
encontrará a mesma tonalidade em todos os nossos produtos”, explica Cecilia
Ferrario. “Os tons dos vernizes eram específicos de cada produto, influenciados
pela concentração de filtro solar e outros elementos de suas composições,
resultando em uma tonalidade ‘natural de cor’. Agora temos uma tonalidade
universal para todas as cores, válida para todos os produtos, um diferencial no
mercado”, explica.
Coralit: soluções completas
A Coralit também traz um lançamento. Esmalte mais completo
da linha, Coralit Total é um novo produto no portfólio, que combina o atributo
principal dos dois esmaltes base água que já faziam parte do portfólio da
marca: a ultra aderência do Coralit Ultra Resistência Balance e a secagem
rápida do Coralit Secagem Rápida Balance. Ele é o produto mais completo da
linha Coralit. Além dessas características, proporciona um branco que não
amarela, não tem cheiro (sendo o único esmalte indicado tanto para aplicação em
ambientes internos como externos), tem durabilidade de até 10 anos e é pronto
para uso. Também por ser um esmalte base água, seu processo de aplicação é mais
simples e seguro quanto ao manuseio e limpeza do local e das ferramentas.
A reformulação no catálogo é seguida por alterações nas embalagens, que
contribuem para dar mais destaque para os principais atributos e benefícios de
cada produto, ao mesmo tempo que facilitam o processo de escolha do melhor
esmalte Coralit para cada necessidade. Em especial, apresentam o novo esmalte
base água Coralit Total, além do novo método de aplicação para o Coralit Ultra
Resistência, que reduz seu intervalo entre demãos de 8 horas para 45 minutos.
“Com as novas embalagens e revisão de atributos, conseguimos reforçar melhor a
característica principal de cada produto, facilitando a escolha por parte do
pintor ou consumidor, baseado no serviço que será executado”, comenta Renato
Panzuto, gerente de produtos da AkzoNobel.