Coralit e Sparlack têm novidades para madeiras e metais

Coralit e Sparlack anunciam a reformulação de seus portfólios e também das embalagens, tornando a experiência de compra dos consumidores mais fácil e prática. Além de catálogos mais enxutos e com novidades, as duas marcas tradicionais no mercado também se uniram para promover informação, em um segmento no qual as dúvidas sobre produtos e aplicação são diversas, seja por parte do consumidor final ou do pintor profissional, que precisa estar sempre atualizado sobre as novas tecnologias e lançamentos.

“Esmaltes, stain, cetol, vernizes. As nomenclaturas são muitas e os produtos de qualidade possuem grande durabilidade e proteção. Com isso, as pessoas passam anos sem se preocupar com a manutenção, e quando decidem pintar portas, janelas, decks ou móveis, já não se lembram qual produto usaram anteriormente ou o que considerar na hora de fazer a compra, ou mesmo seus diferenciais. Daí a importância de reforçarmos a informação na comunicação com balconistas e pintores profissionais, que podem auxiliar nesse processo de escolha”, comenta Fernando Domingues, diretor de Marketing de Tintas Decorativas para a América do Sul.

Sparlack: tradição que se renova

A Sparlack dividiu a linha dividida em dois pilares: Protetores Cetol, com película elástica que não trinca e não descasca; e Vernizes Premium, com película rígida que protege e embeleza a madeira.

“Estamos em um processo de trabalho de educação do mercado, ou seja, quebrar o paradigma de que nem tudo é verniz e ‘tudo pode ser usado para tudo’. Começamos em 2019, e agora seguimos para criar, a partir das embalagens e materiais, os dois novos pilares da marca. Essa mudança é o primeiro passo para garantirmos nossa estratégia de educação e diferenciar nossas tecnologias entre os produtos”, afirma Cecilia Ferrario, Gerente de Marketing Regional América do Sul da AkzoNobel. “As novas embalagens são resultado de uma criteriosa pesquisa com consumidores. Criamos layouts diferentes, mais limpos e visuais para Cetol e Vernizes, separando as duas tecnologias através de cores diferentes (laranja para vernizes e cinza para protetores), dando mais clareza às informações”.

Na linha Protetores Cetol, o destaque é o Sparlack Cetol Stain. É um protetor premium impregnante de película com baixa espessura, que penetra e realça os veios da madeira. Possui alto filtro UV, fácil aplicação e manutenção e é hidrorrepelente. É ideal para quem procura uma finalidade mais estética no acabamento da madeira, dando um aspecto mais rústico e natural. O lançamento na versão UV Glass traz uma tonalidade incolor que além de proteger, deixa a madeira mais parecida com a tonalidade original, sem deixar um aspecto amarelado.

“Escutamos as necessidades do mercado e encontramos uma oportunidade de trazer as tonalidades de cores que mais agradam para todos os nossos produtos. Alinhados ao processo educativo, estamos trazendo melhorias em nosso portfólio. Alguns de nossos produtos passaram por um ajuste de tonalidade, ou seja, realizamos algumas mudanças em nossos padrões de cores prontas (natural, mogno, imbuia etc.). Quando o consumidor for procurar uma tonalidade específica, ele encontrará a mesma tonalidade em todos os nossos produtos”, explica Cecilia Ferrario. “Os tons dos vernizes eram específicos de cada produto, influenciados pela concentração de filtro solar e outros elementos de suas composições, resultando em uma tonalidade ‘natural de cor’. Agora temos uma tonalidade universal para todas as cores, válida para todos os produtos, um diferencial no mercado”, explica.

Coralit: soluções completas

A Coralit também traz um lançamento. Esmalte mais completo da linha, Coralit Total é um novo produto no portfólio, que combina o atributo principal dos dois esmaltes base água que já faziam parte do portfólio da marca: a ultra aderência do Coralit Ultra Resistência Balance e a secagem rápida do Coralit Secagem Rápida Balance. Ele é o produto mais completo da linha Coralit. Além dessas características, proporciona um branco que não amarela, não tem cheiro (sendo o único esmalte indicado tanto para aplicação em ambientes internos como externos), tem durabilidade de até 10 anos e é pronto para uso. Também por ser um esmalte base água, seu processo de aplicação é mais simples e seguro quanto ao manuseio e limpeza do local e das ferramentas.

A reformulação no catálogo é seguida por alterações nas embalagens, que contribuem para dar mais destaque para os principais atributos e benefícios de cada produto, ao mesmo tempo que facilitam o processo de escolha do melhor esmalte Coralit para cada necessidade. Em especial, apresentam o novo esmalte base água Coralit Total, além do novo método de aplicação para o Coralit Ultra Resistência, que reduz seu intervalo entre demãos de 8 horas para 45 minutos.

“Com as novas embalagens e revisão de atributos, conseguimos reforçar melhor a característica principal de cada produto, facilitando a escolha por parte do pintor ou consumidor, baseado no serviço que será executado”, comenta Renato Panzuto, gerente de produtos da AkzoNobel.