Akzonobel e ONG Aldeiras Infantis SOS unem forças para ampliar oportunidades de emprego a jovens em situação de risco

De um lado, jovens em situação de vulnerabilidade social. De outro, o mercado de trabalho e uma vida gratificante e independente. Para encurtar distâncias, a holandesa AkzoNobel e a ONG Aldeias Infantis SOS somam forças globalmente e passam a oferecer cursos profissionalizantes na área de pintura e disciplinas correlacionadas. A parceria de três anos acaba de ser anunciada em Johanesburgo, na África do Sul, durante o lançamento da “YouthCan!” (“Juventude Pode!”), nova iniciativa global que congrega diferentes organizações com o objetivo de criar oportunidades de emprego para jovens desfavorecidos. As primeiras ações ocorrerão ao longo de 2017 em três países: Indonésia, Nigéria e Brasil. Considerado um problema grave mundial, o desemprego juvenil – especialmente para quem não possui apoio familiar – resulta em exclusão social e vidas sem realizações.

Os treinamentos abordarão diferentes temas e abrirão horizontes para os jovens acolhidos pela ONG Aldeias Infantis SOS (SOS Children’s Villages, a maior organização não-governamental sem fins lucrativos do mundo focada na defesa, garantia e promoção dos direitos de crianças e adolescentes sem, ou com risco de perder, apoio familiar). Num segundo momento, envolvidos no movimento “Tudo de Cor”, da Coral, os jovens recém-formados, em conjunto com colaboradores da AkzoNobel, poderão aplicar, na prática, as técnicas aprendidas em mutirões de pintura para renovar os espaços das unidades participantes. O “Tudo de Cor” é a missão da Coral posta em prática: levar cor para a vida das pessoas, melhorando suas realidades e transformando seus lares e suas cidades. A iniciativa como um todo está em consonância com o compromisso global da AkzoNobel “Human Cities” (“Cidades mais Humanas”), cujo intuito é melhorar, energizar e regenerar comunidades urbanas ao redor do mundo inteiro.

No Brasil, a divisão de Tintas Decorativas da AkzoNobel já está trabalhando num projeto piloto para promover capacitação profissional a um grupo de 30 jovens atendidos pela unidade Aldeias Infantis SOS de São Bernardo do Campo, no bairro Assunção. “Estamos considerando cerca de oito módulos a serem ministrados voluntariamente pelos próprios colaboradores: pintura imobiliária, cores e combinações, segurança no trabalho e até noções iniciais de Português e Matemática para produção de orçamentos e apresentações, entre outros temas relevantes”, revela Marcelo Abreu, gerente de Marketing Institucional da AkzoNobel Tintas Decorativas. A intenção é explorar as habilidades de cada colaborador, sejam elas pessoais ou profissionais, e compartilhar o conhecimento com os jovens. “Além disso, haverá palestras com convidados especiais, como artistas de rua. Em breve, teremos todos os detalhes”, completa o executivo. O curso está previsto para ocorrer ainda no primeiro semestre. Desde sua inauguração, em 1971, o programa de São Bernardo já auxiliou 5 mil crianças, adolescentes, jovens e suas famílias.

O movimento “Tudo de cor”, por sua vez, já pintou mais de 8 mil imóveis pelo Brasil desde o início do projeto, em 2009. Neste período, a iniciativa capacitou cerca de 4 mil pintores que residiam nas regiões beneficiadas. Desta forma, o movimento cuida e embeleza as casas, espaços públicos e patrimônios históricos, inspirando e engajando moradores, voluntários e cidadãos em geral em uma grande onda de cor, transformação e cidadania.